Home > Notícias

Maior parte de PCs com Windows 7 utiliza o máximo de memória RAM

Mesmo que em geral contem com o dobro de memória instalada que sistemas com XP, análise motram como o Windows 7 é complexo.

IDG News Service

18/02/2010 às 11h31

windows_7_upgrade_150.jpg
Foto:

windows_7_upgrade_150.jpgA grande maioria de PCs com Windows 7 utilizam o máximo da memória RAM, resultando em gargalos no desempenho, ou seja, impedindo que o sistema atinja seu pleno potencial, segundo uma pesquisa do XPnet. Em média, 86% das máquinas que participaram da análise estão consumindo regularmente entre 90% e 95% de toda a memória RAM disponível, resultando em lentidões, já que os sistemas são forçados a utilizar outros recursos como a memória virtual para trabalhar os processos.

A marca de 86% é mais do que o dobro do número de máquinas com Windows XP que funcionam nesse ponto de “saturação” de memória, segundo o chefe de tecnologias do XPNet, Craig Barth. Na pesquisa mais recente da companhia, que verificou mais de 23 mil PCs e que foi divulgada esta semana, apenas 40% dos PCs com XP apresentaram o problema. “A grande maioria das máquinas com Windows 7 tem sofrido uma grande saturação de memória”, afirmou Barth, lembrando que, se levarmos em conta o desempenho, tal fato tem um impacto imediato no computador.

A condição de baixa memória na maioria dos PCs com Windows 7 é ainda mais notável se for levado em conta a quantidade de RAM nos sistemas: de acordo com a pesquisa da XPnet, os PCs com Windows 7 têm em média 3,3 GB de memória, enquanto as máquinas com Windows XP têm em média 1,6 GB de memória. “Os computadores com Windows 7 têm quase o dobro de memória para trabalhar, mas os números mostram o quão maior e mais complexo o sistema é em relação ao XP”, afirmou Barth.

O pesquisador reconhece que os dados da XPnet não podem determinar se a memória estava sendo utilizada pelo sistema operacional exclusivamente ou compartilhada por um grande número de aplicações em uso, mas disse que a companhia começará a trabalhar para descobrir qual é o fator dominante no aumento do uso de memória. “Isso é preocupante. É incrível como o sistema operacional  sufoca o hardware tão rapidamente. O Windows 7 não é aquela versão mais leve do Vista que você pode imaginar”, concluiu.

Você também pode comparar o seu computador com os dados da pesquisa por meio do software de acompanhamento da empresa. Para baixá-lo, basta se registrar no XPnet.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail