Home > Notícias

Mais da metade dos donos de Mac não possui antivírus, diz pesquisa

Apesar da onda de infecções do malware Flashback, poucos acham necessária instalação de software, e se dizem "espertos demais" para caírem na armadilha

Macworld/EUA

23/04/2012 às 13h21

Foto:

Uma pesquisa recente feita pela Macworld mostrou que mais da metade (57.5%) dos usuários de Mac não utilizam nehum tipo de software antivírus em suas máquinas, apesar da recente ameaça do trojan Flashback

Entre os 1106 entrevistados, 470 afirmaram que possuem um programa de segurança, enquanto que apenas 2,4% disse que o software foi capaz de encontrar a infecção. Por outro lado, 28,3% dos usuários afirmou que instalou um antivírus em suas máquinas, porém ele não foi capaz de detectar a ameaça. 

Somente 3,4% dos participantes da pesquisa decidiu procurar por um software de segurança diante dos problemas do Flashback - lembrando que o trojan chegou a infectar mais de 600 mil máquinas. Já entre aqueles que não possuem nenhum software para assegurarem seus computadores, mas passaram a considerar sua instalação diante dos problemas de segurança, o índice é de 21.9%. 

Entre os “corajosos”, 21,7% declarou que não possui e nem pretende adquirir um antivírus, e 13,9% garante que não é “estúpido o suficiente” para instalar malwares em suas máquinas. 

A Apple já liberou uma atualização que corrige a vulnerabilidade, fornecendo um recurso para remoção do malware, juntamente com outras empresas de segurança, que também liberaram ferramentas para remoção e identificação do trojan. Até mesmo a fundação Mozilla decidiu desativar versões mais antigas do Java no Firefox da plataforma da Apple para tentar barrar o Flashback. Descoberto pela Kaspersky no ano passado, o malware também possui uma versão para Windows, e, de acordo com a empresa de segurança, pode ter sido espalhado a partir de blogs do Wordpress hospedados nos EUA. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail