Home > Notícias

Mais de 50% dos vídeos em H.264 da Internet migraram para HTML5

Adesão é puxada principalmente pelo uso de aparelhos portáteis da Apple e também com o sistema Android, do Google, que apoiam o formato.

Redação do IDG Now!

29/10/2010 às 14h01

Foto:

Uma pesquisa realizada pelo site de media search Mefeedia constatou que mais da metade (54%) dos vídeos no formato H.264 – abraçado principalmente por dispositivos Apple -  disponíveis na Web migrou para o HTML5.

A adesão a este padrão mostrou-se especialmente acelerado a partir deste ano, uma vez que em janeiro, 10% dos vídeos já haviam adotado este padrão e, em maio, esse número subiu para 26%.

O crescimento do formato é impulsionado pelo aumento no uso de dispositivos móveis como smartphones e tablets, com destaque para o trio iPod touch / iPhone / iPad, além dos dispositivos Android.  No caso dos gadgets da Apple, os vídeos em Adobe Flash – ainda dominantes na Web – não são suportados.

Os sites de vídeos online mais importantes também vêm testando cada vez mais as soluções em HTML5. O YouTube está testando um novo código neste padrão; já o Vimeo e anunciou o seu player no formato em agosto deste ano, assim como o DailyMotion. E o Blip.tv abraçou o formato no início deste mês. Outras páginas do gênero são esperadas para acompanhar esta tendência, levando a um percentual ainda maior de vídeos.

Além disso, tais páginas também começam a oferecer players iframe para dar aos usuários a opção de alternar entre o HTML e o Flash, dependendo do dispositivo usado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail