Home > Notícias

Mais pessoas físicas que empresas serão donas modems sem fio em 2010

Maior parte dos equipamentos vendidos atualmente é usado por empresas para dar acesso móvel a seus funcionários.

Redação do IDG Now!

30/10/2009 às 14h04

Foto:

Estudo realizado pela ABI Research mostra que, até 2010, mais da metada (51%) do mercado de modems portáteis será dominado pelo segmento de consumidores. Até 2014, esse número deve aumentar para 63%

Atualmente, a maioria desses dispositivos - comprados como complementos para equipar computadores portáteis - é adquirida por empresas para dar mobilidade à sua força de trabalho.

Mas a popularidade do formato USB, que ofuscou os antigos PCMCIA e CardBus, influenciou também a aceitação do equipamento pelo consumidor, colaborado pelo tamanho compacto e facilidade de instalação. A redução de preços também ampliou as vendas.

A ABI estima que, em 2009, menos de 5% computadores portáteis e ultraportáteis contam com modem integrado, aqueles que vêm embarcados no equipamento. A previsão é de que a taxa cresça rapidamente: em 2014, quase metade (48%) já terão conexão integrada 3G ou 4G, segundo projeções.

Para a  ABI, outro fator que deve influenciar o mercado é o crescimento do uso das redes WiMax e Long Term Evolution (LTE), que devem ter uma demanda significativa entre 2011 e 2012. A nova estrutura necessitará de novos modems, reestruturando o mercado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail