Home > Notícias

Mantenha a conta do smartphone sob controle com este app gratuito

Navita T.E.M Personal informa quanto o usuário está consumindo da sua franquia de dados, voz e SMS, independente da operadora

Cristina De Luca

08/04/2013 às 9h28

Foto:

Em uma viagem ao exterior, o executivo da companhia achou caro o custo da conexão WiFi oferecida pelo hotel e decidiu usar o plano de dados de seu smartphone. Em solo internacional, as altas tarifas de roaming – conexões feitas
quando você está fora da área local do seu número de celular – fizeram a emenda sair pior do que o soneto. Ao voltar, havia no Brasil uma conta de 30 mil reais a sua espera.

Pensando em casos como este, a Navita criou, há um ano e meio, o Navita T.E.M for Mobile, um aplicativo que, instalado nos smartphones ou tablets, mostra o consumo de dados, voz e SMS em tempo real, possibilitando o departamento de TI controlar o consumo do aparelho conforme a franquia contratada para planos nacionais ou de roaming internacional. Em uso por 30 mil usuários em mais de 15 empresas, o aplicativo acaba de ganhar uma versão gratuita para as plataformas BlackBerry, iOS e Android. E, ao contrário da versão corporativa, na versão pessoal é o usuário que define os parâmetros para garantir que não venha a levar um susto no fim do mês com sua conta de celular.

Disponibilizado nas app stores no início de janeiro deste ano, o Navita T.E.M Personal já tem cerca de 15 mil downloads e Fabio Nunes, diretor de Operações da Navita, espera chegar a 300 mil até o final de 2013.

"A intenção de ter uma versão gratuita foi obter feedbacks dos usuários para melhorar os produtos", conta o executivo. "Muita gente nos pede para bloquear a comunicação de dados assim que o limite é atingido, mas a Apple e a Google não nos permitem fazer este bloqueio", comenta Nunes.

Ao entrar no APP, o usuário pode cadastrar planos de telefonia móvel estabelecendo limites mensais para o uso de chamadas de voz, SMS e tráfego de dados. 
Com um design de fácil compreensão, o dashboard para visualização do consumo permite acompanhar o uso dos planos através de barras de progressão. A partir da sugestão dos usuários, a Navita já estuda a possibilidade de, além de enviar alertas para os próprios usuários _ e, no caso da versão corporativa, também para os gestores cadastrados _, permitir ao usuário estabelecer limites diários de consumo, facilitando o controle dos gastos.

O APP serve também para educar o usuário. Quer saber quanto aquele vídeo do YouTube impacta o seu pacote de dados? Simples, redefina o contador de dados antes de acessar o vídeo, para que zere, e acompanhe o consumo. Faça sem susto. o contador zera, mas a barra progressiva de consumo de dados não.

"Estamos trabalhando agora em uma versão gratuita para famílias, para que os pais possam controlar o consumo dos celulares dos filhos", diz Nunes. Nesta versão, o pai terá acesso a um site onde poderá, entre outras coisas, visualizar o percurso feito pelo celular durante o dia, através do recurso "Trilha". O controle remoto da localização já disponível na versão corporativa. Na versão pessoal, o recurso "Trilha" grava os dados no próprio aplicativo.

A Navita já trabalha também em uma versão paga, que traz funcionalidades mais complexas, como geolocalização.

Roaming internacional

Um dos diferenciais do Navita T.E.M é a identificação de usuários em roaming, o maior de todos os custos de telefonia móvel. Ótimo, já que as operadoras brasileiras começaram a oferecer pacotes de
voz e dados para viajantes ao exterior -- combinados, o pacote de roaming e o uso do T.E.M pode ajudar quem
não deseja receber uma conta “estratosférica” para guardar de souvenir, especialmente hoje, em que o BYOD começa a ser padrão nas empresas.

Na versão corporativa, assim que a entrada do usuário em roaming internacional é identificada, a equipe responsável pela gestão do custo de telecom é prontamente avisada a respeito da mudança de localidade. Caso não tenha se preparado para a viagem, pode imediatamente contatar a operadora para contratar o melhor plano para este usuário. No caso da versão pessoal, é o usuário quem deve ficar atento aos ajustes necessários para o controle.  O APP envia um alerta caso o usuário não tenha se cadastrado em um plano internacional.

Hoje, o aplicativo está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), para qualquer país e qualquer operadora do mundo. Entre usuários de iPhone e iPads, o Brasil é o terceiro país na lista dos maiores usuários, atrás da Espanha e do México. Já entre os usuários de dispositivos Android, o Brasil cai para a 13ª posição, com México, Argentina e Venezuela entre os maiores usuários.

A versão corporativa custa de sete a três reais por mês por aparelho. "É um tabela regressiva, de acordo com a quantidade de aparelhos ativados", explica Nunes.

Para fazer o download do aplicativo gratuito, siga os links abaixo:

 

> Android
> BlackBerry
> iOS

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail