Home > Dicas

Mantenha o foco e livre-se das distrações com estes editores de texto

Tem um texto importante para entregar, mas não consegue se concentrar em escrever? Experimente estas ferramentas e deixe sua criatividade fluir.

Robert Strohmeyer, PCWorld EUA

18/05/2011 às 17h15

Foto:

Há 15 anos que ganho a vida escrevendo, e aprendi pelo menos uma boa lição nesse período: na nora de escrever, a concentração é crucial. Mas em nosso universo online repleto de distrações, onde o ruído das redes sociais nunca cessa, a concentração é a principal vítima a cada janelinha de mensagem instantânea que “pipoca” em nossos desktops. Então, quando eu preciso evitar as distrações e colocar as idéias na tela, uso um editor de textos feito sob medida para a tarefa.

Ferramentas de texto que prometem livrá-lo das distrações são um poderoso antídoto para o verdadeiro caos digital que ocupa os cantos de nossos monitores. Ao ocultar todas as outras janelas e lhe permitir focar em nada mais além do espaço em branco à sua frente e as idéias na sua cabeça, estas ferramentas criam um ambiente de trabalho que promove a claridade mental.

Chamar estas ferramentas de “processador de textos” é quase um absurdo. A maioria oferece pouco em termos de recursos de formatação, e isso é proposital. A idéia é lhe dar o espaço necessário para que você possa expressar seus pensamentos em sua forma mais simples. Simplesmente tirá-los da cabeça e colocá-los na tela. Depois que isso estiver feito, você pode exportar o resultado para o Word ou qualquer outro processador de textos e mudar as fontes, adicionar gráficos e embelezar o texto ao seu gosto.

No Windows, meu aplicativo favorito nesta categoria é o WriteMonkey. Gratuito, ele ocupa a tela inteira e lhe dá apenas as ferramentas de edição mais básicas, mas tem várias opções de personalização em um menu contextual acessível com um clique do botão direito. Você pode mudar o esquema de cores do texto e do fundo da tela, por exemplo, criando uma combinação que ache reconfortante e condutiva à criatividade.

Embora eu não me preocupe com a formatação quando estou escrevendo a primeira versão de qualquer texto, o WriteMonkey suporta alguns comandos de formatação padrão, como *texto* para colocar a palavra “texto” em negrito, e _texto_ para itálico.

writemonkey-360px.jpg

WriteMonkey: interface simples elimina as distrações

Outra boa opção para o Windows é o Dark Room, que é - o próprio desenvolvedor reconhece - uma réplica de uma outra ferramenta popular entre os usuários de Mac chamada WriteRoom. O Dark Room é consideravelmente mais simples que o WriteMonkey, e oferece menos opções de personalização, mas é tão bom quanto para colocar suas idéias “no papel”. E para usuários que não se importam com opções extras e querem simplesmente escrever, a simplicidade extra é uma vantagem.

Mas o meu editor de textos livre de distrações favorito é o OmmWriter, que tem versões para Windows e Mac. Ele tem alguns recursos realmente interessantes que ajudam o usuário a focar na tarefa. Fundos de tela simples, como uma tela branca com uma árvore sem folhas evocando uma paisagem de inverno, dão aos seus olhos algo além de palavras para satisfazer sua visão periférica sem adicionar distrações. Ele também inclui sons ambientes como sinos e ruído branco (que simula chuva ou o barulho do mar) que criam uma atmosfera “Zen” e imersiva. Passar uma hora ou duas com o OmmWriter é quase uma experiência meditativa.

O WriteMonkey tem suporte a alguns plug-ins de áudio, mas em minha experiência eles ainda não funcionam muito bem. Espero que o desenvolvedor melhore este recurso logo.

Não importa a ferramenta que você escolher, vale a pena experimentar um editor de textos livre de distrações na próxima vez em que você realmente precisar se concentrar em escrever. Apesar de simples, estas ferramentas trasnformaram completamente meu processo de escrita.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail