Home > Dicas

Mantenha pastas de PCs diferentes em sincronia com o SyncToy

Gratuito mas sem suporte, utilitário da Microsoft permite que os computadores possuam informações idênticas e atualizadas.

Rick Broida, PC World / EUA

12/02/2009 às 15h35

pastas_150.jpg
Foto:

pastas_150.jpgQuem possui dois ou mais PCs em rede, seja em casa ou mesmo na empresa, muitas vezes deseja que determinados conteúdos esteja devidamente sincronizados entre eles. Pode ser a coleção de músicas e vídeos, os álbuns de fotos da família ou documentos que sua secretária digitou e que precisam ser assinados.

O sincronismo é importante porque assegura que todos tenham acesso ao arquivo mais recente; em ambientes colaborativos, por exemplo, fica difícil garantir que o planilha Excel que está sendo alterada contém os dados atualizados por todos da equipe.

Além disso, possuir cópias diferentes de um “mesmo” arquivo gera backups desnecessários. Se forem idênticas, apenas uma precisar ser incluída nas rotinas de segurança de dados.

Leia também: 
> Serviço de sincronização de arquivos pela web é fácil de usar
> Elimine arquivos MP3 duplicados e mantenha a biblioteca em ordem
> Fique tranquilo: automatize o backup do PC
> Localize e acabe com fotos duplicadas do HD

Uma maneira simples de fazer tal sincronia é utilizando o SyncToy, da Microsoft. Trata-se de uma ferramenta para a qual, infelizmente, a empresa de Bill Gates não oferece mais suporte. Mas ela é eficaz e, uma fez configurada, permite o sincronismo com apenas um clique.

O aplicativo oferece três opções de sincronização: Syncronize, Echo e Contribute. E, de forma surpreendente, o programa consegue manter a sincronia de qualquer arquivo que tenha sido renomeado e que serão incluídos no processo da próxima vez que o aplicativo for executado.

sync_toy_350.jpg

Infelizmente, não se trata de uma ferramenta automatizada. Ou seja, para manter o conteúdo sincronizado, você terá de executar o programa manualmente. E se não chega a ser um substituto de fato para o Windows Live Sync, que funciona de forma transparente e automática, o utilitário dá conta do recado de quem precisa manter algumas pastas com seu conteúdo sincronizado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail