Home > Notícias

Maplink e Apontador terão serviços integrados a redes sociais no Brasil

Usuários do Twitter, Facebook e Orkut poderão informar sua localização aos seus contatos das redes sociais, via celular.

Daniela Moreira, editora-assistente do IDG Now!

13/06/2008 às 20h00

Foto:

O primeiro produto da recém-anunciada fusão entre Apontador e Maplink será anunciado na próxima segunda-feira (16/06). O recurso “Onde estou” fará a integração entre localização em mapas e serviços sociais como Twitter, Facebook e Orkut.

“Os usuários poderão informar automaticamente a sua localização a contatos das redes sociais”, resume Rafel Siqueira, CTO do Apontador Maplink.

O novo produto estréia em beta restrito a convidados na próxima segunda-feira, somente para usuários do serviço de microblogging Twitter. Até o final da semana, uma aplicação coma mesma função deve começar a ser testada no Facebook.

Usuários do Orkut só terão acesso ao recurso quando a plataforma para aplicativos  OpenSocial estrear no Brasil - o que está previsto para ocorrer até o final do mês.

“Por meio de um aplicativo instalado no celular, os contatos de um usuário poderão saber a sua localização a partir da rede social. O grau de precisão pode variar por CEP, rua, ou até mesmo pontos de interesse, como o MASP - temos mais de 3 mil cadastrados”, relata Siqueira.

O nível de precisão da localização assim como os grupos de usuários que terão acesso a ela serão controlados pelo usuário.
++++
De acordo com o CTO, a empresa já criou os aplicativos que serão instalados nos celulares para identificar a localização dos usuários. Além da versão para celulares com suporte a Java, a empresa criou um software específico para o iPhone, graças ao sucesso do aparelho no Brasil.

Com esta aplicação, o usuário também poderá ser alertado, por meio do celular, quando estiver fisicamente próximo a outros contatos, além de receber alertas quando se aproximar de um ponto de seu interesse, como um restaurante ou uma cafeteria, diz Siqueira.

Outra aplicação que pode ser explorada é o envio de informações baseadas na localização do usuário, como transito ou clima.

De acordo com Siqueira, ainda não há data para a estréia oficial. “Vai depender dos resultados do beta”, ele afirma.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail