Home > Notícias

Máquina que vende MP3s estréia com conteúdo gratuito na Fnac Paulista

Para adquirir faixas musicais, vídeos e audiolivros sem DRM na FunStation, usuários compram cartões custando a partir de R$ 2.

Lygia de Lucca, repórter do IDG Now!

11/09/2008 às 16h59

Foto:

A máquina de auto-atendimento FunStation, que venderá músicas, vídeos, animações e ringtones, estréia no Brasil com conteúdo gratuito na próxima sexta-feira (12/09), na loja Fnac Paulista, na cidade de São Paulo.

A princípio, o acervo gratuito da FunStation inclui cerca de 100 faixas musicais e 5 vídeos, em sua maioria novos artistas de gravadoras, interessados em divulgar seu trabalho pela plataforma.

Com relação ao conteúdo pago, o usuário pagará de 50 centavos de real até 3,50 reais. As parcerias incluem a gravadora Som Livre, Biscoito Fino, Coqueiro Verde e “uma infinidade de selos de música eletrônica”, conta o músico Bruno Brau, um dos idealizadores do projeto.

Além das músicas e vídeo, charges e animações de Maurício Ricardo e outros quadrinhos serão oferecidos pela FunStation. “Temos também um acervo de audiolivros, com todo o catálogo das editoras Nossa Cultura e Audiolivro. As obras custarão em média 40% mais baratas que um audiolivro comum”, explica Brau.

As músicas oferecidas não terão a tecnologia DRM (Digital Rights Management). O músico explica que “esta foi uma posição que mantivemos desde o início do projeto. Nossa primeira condição para licenciar conteúdo de uma gravadora era que ela o liberasse sem DRM”.
++++
Brau diz que está negociando com a TV Cultura para oferecer seus programas pela FunStation. E a favor dos artistas independentes, a plataforma online FunRevolution - em fase final de implantação - permitirá a comercialização de faixas com upload direto para a FunStation. A remuneração será segundo a venda das músicas na máquina.

A aquisição do conteúdo é por meio de cartões FunCard, que têm um código para o usuário utilizar a máquina. “Estamos preparados para até 100 mil transferências nesse primeiro período. Já temos 10 mil cartões para distribuir - calculamos em média 10 músicas adquiridas em cada um”, revela Brau.

Um FunCard custa a partir de 2 reais, sendo este o crédito para gastos em conteúdo pago - e um cartão gratuito para quem desejar usufruir os benefícios gratuitos.

Em outubro, quatro unidades do Carrefour receberão a FunStation, além das primeiras lojas Chilli Beans da capital paulista. Em dezembro e janeiro, a presença da máquina será expandida a outras capitais.

O sistema é compatível com MP3 players - incluindo iPods -, por conexões Bluetooth e USB.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail