Home > Notícias

Máquinas têm que antecipar as necessidades dos usuários, diz Ballmer

CEO da Microsoft diz que revolução tecnológica, com interfaces naturais e melhores sistemas de busca, ocorrerá em 10 anos.

IDG News Service/EUA

04/06/2008 às 8h51

Foto:

O aumento da velocidade dos processadores, da capacidade de armazenamento e a banda larga sem fio vão gerar uma revolução na Tecnologia da Informação, segundo o Chief Executive Officer da Microsoft, Steve Ballmer. Para o executivo, os fabricantes de software enfrentam diversos desafios para acompanhar essas mudanças.

Ballmer diz que os fornecedores precisam criar interfaces mais naturais, simplificar as ferramentas de programação e oferecer melhores sistemas de busca e análise para os usuários.

O executivo discursou para uma palestra de cerca de 700 pessoas em um evento realizado pela Associação Americana de Eletrônica. O CEO da Microsoft afirmou, ainda, que espera que essa revolução aconteça nos próximos 10 anos.

Para ele, os computadores contém muitas informações a respeito de seus usuários, mas ainda não são capazes de antecipar suas necessidades. Por esse motivo a necessidade de ter interfaces mais naturais.

A questão é que as pessoas querem que seus computadores não apenas entendam suas palavras, mas também comecem a lembrar as intenções dos usuários, disse o executivo. “Meu computador sabe tudo que minha secretária sabe, mas ela ainda faz um trabalho melhor”, explicou.

Uma parte desse problema está no fato de os sistemas de busca não terem evoluído muito nos últimos anos, ressaltou Ballmer. Além disso, para o executivo, o desenvolvimento de software ainda é muito complexo e integrar sistemas é difícil.

Outra previsão de Ballmer é que toda informação será consumida digitalmente. Uma enorme capacidade de armazenamento e monitores parecidos com papel estarão disponíveis a um custo baixo. Poucas pessoas vão ler alguma coisa  em papéis, declarou o executivo.

Bill Gates, que se aposentará no dia 1º de julho, disse adeus aos desenvolvedores esta semana, durante o evento TechEd.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail