Home > Notícias

Marca Ovi é motivo de processo contra a Nokia no Brasil

Ouvi Divulgações diz que Nokia está "abusando da marca Ovi" e competindo diretamente com o termo usado pela brasileira desde 2004.

Redação do IDG Now!

25/09/2009 às 11h25

Foto:

A fabricante de equipamentos de telecomunicações Nokia está sendo processada na Justiça brasileira pela empresa nacional Ouvi Divulgações. A ação envolve o uso, o Brasil, do termo “Ovi”, nome dos serviços móveis da empresa finlandesa.

Em sua defesa, a Nokia declarou que não há qualquer tipo de relação entre os nomes. Ovi (com pronúncia "óvi"), segundo a empresa, significa porta em finlandês. Ouvi (com pronúncia "ouví") é a conjugação do verbo "ouvir" pela primeira pessoa do singular no pretérito perfeito.

“As palavras têm diferença de significado, aparência comercial e pronúncia”, declarou a Nokia em comunicado.

A fabricante afirma também que a Ouvi Divulgações não possui o registro da marca "Ouvi" nos órgãos brasileiros de marcas e patentes, inclusive no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O pedido de registro da Nokia para o nome "Ovi" está pendente.

A empresa de serviços de telecomunicações Ouvi Divulgação e Marketing em Celulares Ltda. informou à agência Reuters que a Nokia estaria abusando da marca Ovi no Brasil, competindo diretamente com a Ouvi, marca usada pela firma brasileira desde 2004.

Ainda naquele ano, a Ouvi teria registrado o domínio ovi.com.br devido ao fato de as pessoas pronunciarem ambos os termos de maneira parecida. Atualmente, o domínio é válido e redireciona automaticamente para o ouvi.com.br, site oficial da companhia.

O Ovi é uma plataforma social móvel da Nokia, que inclui serviços como a loja de aplicativos Ovi Store e serviços de sincronização de e-mail - parecido com o que a Apple faz com seu MobileMe.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail