Home > Notícias

Mash Maker, da Intel, ajuda usuários a criarem mashups de sites

Ferramenta é composta por widgets que podem ser 'ensinados' a entender significado dos sites que os usuários visitam.

Computerworld/EUA

22/04/2008 às 16h15

Foto:

A Intel lançou, nesta terça-feira (22/04), uma extensão para navegadores, a Intel Mash Maker, que permite aos usuários criarem mashups para personalizar sites com dados específicos.

A ferramenta é composta por vários widgets que podem entender o significado da página que visitam e melhorar o conteúdo existente segundo as preferências e interesses dos usuários, afirma a Intel.

“A idéia do Mash Maker é que seja um recurso que permita que os usuários transformem a web no que eles querem que ela seja”, afirmou o pesquisador sênior do Intel Research Berkeley e arquiteto do produto, Robert Ennals.

Segundo o executivo, a maioria das ferramentas de mashup são voltadas à criação de novos sites e aplicações - o Mash Maker, contudo, transforma sites já existentes em mashups.

“Se eu estiver navegando na CNN.com, por exemplo, a ferramenta poderá me sugerir a inserção de um mapa do Google, que mostra onde as notícias aparecem pelo mundo. A ferramenta transforma a web em uma Wikipedia”, diz Ennals.

O Mash Maker inclui um menu para o Internet Explorer 7 e para o Firefox 3. Além disso, um recurso da ferramenta permite “ensinar” o que é útil em um site - incluindo dados, imagens e mapas.

Uma interface aberta de programação de aplicações permite que os usuários escrevam seus próprios widgets e os incluam em outros sites ou compartilhem o uso com outros usuários.

Além disso, o Mash Maker possui uma base de dados no estilo “wiki”, na qual os usuários podem auxiliar a “ensinar” o significado do conteúdo de um site.

A novidade foi testada por 8 mil usuários em um período de beta fechado. Os interessados podem baixar a ferramenta no site da Intel.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail