Home > Notícias

MCT e UFRGS inauguram centro de excelência para circuitos integrados

Centro de Treinamento para Projetistas de CI quer criar fortalecer setor para competir com Índia e China promovendo capacitação.

Redação do IDG Now!

30/04/2008 às 9h52

Foto:

Uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) inaugurou o primeiro Centro de Treinamento para Projetistas de Circuito Integrado do país, nesta segunda-feira (28/04), em Porto Alegre (RS).

Instalado no Núcleo de Suporte a Ferramentas de Apoio a Projetos de Sistemas Integrados (NSCAD) da universidade, o centro terá como foco formar profissionais para desenvolver circuitos integrados em empresas e institutos de pesquisa.

Também conhecido como chip, o circuito integrado é um dispositivo microeletrônico com transistores e outros componentes interligados capazes de desempenhar diversas funções em aparelhos eletroeletrônicos.

O centro será uma forma do Brasil bater de frente com países como Índia e China na criação e desenvolvimento de um mercado forte de circuitos integrados, de modo a estimular projetos e atrair investimentos de empresas internacionais para o país.

Após a inauguração teve início o primeiro curso para capacitação de 70 alunos graduados e pós-graduados nas áreas das engenharias.

Segundo o MCT, o segundo centro de treinamento deverá ser lançado em agosto, em Campinas. Outros dois centros deverão ser inaugurados em 2009.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail