MEC lança app gratuito de carteirinha estudantil

A ID Estudantil é a nova proposta do Ministério da Educação

Foto: Divulgação
https://pcworld.com.br/mec-lanca-app-gratuito-de-cateirinha-estudantil/
Clique para copiar

Na última segunda-feira (25), o Ministério da Educação revelou o novo aplicativo ID Estudantil. A novidade funcionará como uma carteirinha estudantil virtual para os alunos do Sistema Educacional Brasileiro (SEB), assim é possível usá-la para garantir a meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

O estudante não precisará gastar nada para garantir a ID Estudantil, porém, o governo custeará cerca de 15 centavos por carteirinha. As entidades que já são responsáveis por emitir carteiras estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), também vão emitir esse documento. O app já está disponível na Play Store, e uma versão para iOS será lançada em breve.

A primeira etapa não é de responsabilidade do estudante, já que a instituição de ensino deve inserir os dados do aluno no SEB. Após o cadastramento, o estudante deve fazer o download do aplicativo e realizar o cadastro pessoal. “O que fizemos foi acabar com o monopólio e a exclusividade daqueles que sempre forneceram esse documento. Se, ideologicamente, o estudante quiser, ele pode pagar quanto for pela carteirinha”, revelou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

As entidades que representam os estudantes criticaram a ID Estudantil e afirmaram que a estratégia é uma forma de retaliação ao movimento estudantil, principalmente por conta as críticas feitas ao ministro Weintraub.

Para evitar fraudes, o Ministério da Educação vai cruzar os dados das informações dos estudantes com os dados da Carteira Nacional de Habilitação e RG. Segundo o MEC, os menores de idade devem pedir autorização do responsável legal para instalar e cadastrar as informações no app.

tags

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site