Home > Notícias

MEC nega distribuição de notebooks antes do início do ano letivo

Em comunicado, ministério desmente Agência Brasil e lembra que processo de licitação foi interrompido pelo TCU.

Redação do COMPUTERWORLD

27/01/2009 às 14h50

Foto:

A assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação e Cultura) enviou à imprensa nesta terça-feira (27/01) um comunicado onde desmente notícia publicada no dia anterior pela Agência Brasil. A notícia dizia que a ministério distribuiria, antes do início do ano letivo, 150 mil notebooks a escolas públicas.

No comunicado, a assessoria do MEC afirma que em relação à matéria “Escolas públicas vão receber 150 mil computadores portáteis antes do início do ano letivo”, publicada pela Agência Brasil, nesta segunda-feira, 26, a assessoria de comunicação do MEC (SEED/MEC) esclarece:

- Está em andamento o processo de licitação para aquisição de 150 mil computadores portáteis, no âmbito do programa Um Computador por Aluno. Os equipamentos serão distribuídos para 300 escolas.

- O processo de licitação foi interrompido devido a um pedido de vistas do Tribunal de Contas da União. Sendo assim, não há como afirmar se as escolas irão receber os computadores antes do início do ano letivo.

- Atualmente, o projeto está sendo testado em cinco escolas de cinco municípios: Brasília (DF), Palmas (TO), Piraí (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS). As cidades citadas na matéria terão escolas contempladas na primeira fase do projeto, mas não há previsão imediata de atender a totalidade do grande universo de alunos destes municípios.

- O Projeto Um Computador por Aluno (UCA), é uma iniciativa do governo federal com objetivo de intensificar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. É um projeto que complementa as ações do MEC referentes à inclusão digital na escola, em especial os laboratórios de informática, produção, disponibilização de objetivos educacionais na internet e formação de professores para uso das TICs.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail