Home > Notícias

MediaTek integra GPU e modem em processador quad-core para smartphones

Novo chip é capaz de gravar e reproduzir vídeo em Full HD, suporta câmeras de até 13 MP e deve ser usado em aparelhos de médio e alto desempenho.

Michael Kan, IDG News Service

12/12/2012 às 13h23

Foto:

A Taiwanesa MediaTek anunciou o lançamento de um novo processador quad-core de arquitetura ARM desenvolvido para aparelhos Android de médio e alto desempenho, com o qual espera se manter competitiva em relação a outros fabricantes que tem produtos similares.

Batizado de MediaTek MT6589 o chip combina um modem para telefonia e redes 3G, GPU e um processador quad-core de arquitetura ARM baseado no conjunto de instruções Cortex-A7 em uma única peça, e é construído em um processo de 28 nanômetros. Aparelhos equipados com o chip já estão sendo projetados, e os primeiros modelos devem ser anunciados no primeiro trimestre de 2013, disse a empresa nesta quarta-feira

O MediaTek MT6589 não tem suporte à tecnologia LTE (4G), mas tem suporte a HSPA+ (tecnologia conhecida comercialmente como “3G+”) e ao padrão TD-SCDMA, que é usado na rede 3G da operadora China Mobile, a maior da China, com mais de 700 milhões de clientes. 

mediatek-360px.jpg
Chip da MediaTek combina CPU, CPU e Modem em um só componente

A MediaTek fez seu anúncio uma semana após a rival Qualcomm anunciar dois processadores quad-core projetados para redes 3G, que podem chegar ao mercado já no segundo trimestre do ano que vem. Os aparelhos equipados com processadores Qualcomm também poderão operar na rede 3G TD-SCDMA da China Mobile.

Ambas as empresas estão de olho no mercado chinês, que a MediaTek dominava na era dos feature phones. Mas a ascensão dos smartphones ajudou a Qualcomm a rapidamente expandir seus negócios dentro do país e a tornou uma ameaça à MediaTek, de acordo com a empresa de pesquisa Gartner.

O MT6589 é capaz de reproduzir e gravar vídeo em alta-definição, e tem suporte a câmeras de até 13 MP. Também há suporte a dual-SIM, um recurso que segundo os especialistas é popular na China.

No ano de 2012 a Qualcomm deve se tornar, em vendas, a terceira maior fornecedora de semicondutores, com um crescimento de 27% ano após ano de acordo com um relatório da empresa de pesquisa IHD iSupply. A MediaTek deverá fechar o ano na 17ª posição, com um crescimento ano após ano de 4.9%

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail