Home > Notícias

MediaTek promete verdadeiro chip de 8 núcleos para dispositivos móveis

Processador será lançado ainda neste ano, e permitirá o uso simultâneo de todos os núcleos.

Michael Kan, IDG News Service

25/07/2013 às 13h06

Foto:

A MediaTek, uma fabricante de processadores para smartphones e tablets, anunciou um “verdadeiro” processador de oito núcleos, que permite o uso simultâneo de todos eles. Segundo Sharon Lo, uma porta-voz da empresa, o chip deve ser lançado no quarto trimestre (entre outubro e dezembro) deste ano.

A empresa, com sede em Taiwan, diz que seu chip é uma verdadeira solução octo-core já que produtos concorrentes, apesar de terem oito núcleos, só podem usar quatro deles de cada vez. É o caso do Exynos 5410, da Samsung, que é basicamente dois processadores quad-core em um único chip, e é usado em algumas versões do Galaxy S4. Um conjunto de chips é usado para tarefas que exigem alto desempenho, como jogos, e o outro para tarefas menos exigentes, como mensagens de texto e jogos.

A MediaTek diz que seu novo chip pode operar cada núcleo de forma independente, o que ajuda a reduzir o consumo excessivo de bateria e melhora o desempenho. Com o chip, um aparelho poderia até mesmo alocar aplicativos específicos, como as abas de um navegador, a núcleos independentes. Entretanto, as especificações técnicas e detalhes da arquitetura do chip ainda não foram divulgadas.

A empresa visa conseguir maior participação no mercado de processadores para dispositivos móveis, e recentemente lançou chips quad-core. Um processador octo-core poderia ajudá-la a conseguir um lugar entre os smartphones e tablets mais sofisticados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail