Home > Notícias

MeeGo deve renascer ainda neste ano em dois novos celulares

Startup finlandesa pretende criar seu próprio sistema operacional baseado no produto da Nokia, e anunciar dois celulares também com hardware próprio

Katherine Noyes, PC World/EUA

11/07/2012 às 11h44

Foto:

Qualquer um que tenha prestado atenção no sistema operacional MeeGo, da Nokia, no último ano pode ser perdoado se afirmar que sofreu um déjà vu esta semana. O software de código aberto, que “morreu" em abril quando foi (aparentemente) foi substituído pelo Tizen, irá voltar em breve, sob as asas da startup finlandesa Jolla. 

“A Nokia criou algo fantástico - o melhor produto de smarphone do mundo” conforme consta na página do Jolla no LinkedIn, já que ainda não possui site próprio. “Ele merece ser continuado, e faremos isso juntos com todas as pessoas brilhantes e talentosas que contribuíram para a história de sucesso do MeeGo”. 

Lançado por diversos diretores e importantes profissionais do grupo MeeGo N9 da Nokia, juntamente com membros da comunidade MeeGo, o Jolla planeja desenvolver e vender novos smartphones com o sistema operacional originalmente anunciado em 2010. De acordo com informações do TechCrunch, serão dois celulares: um destinado para o mercado de massas e ouro voltado para usuários mais técnicos. 

O Jolla irá criar seu próprio hardware, de acordo com sua página no Twitter, e o Jolla OS baseado no MeeGo será baseado em Mer Core e Qt, entretanto possuirá uma interface de usuário completamente nova. O novo sistema operacional irá rodar tanto em processadores X86 quanto ARM, e a compatibilidade com apps do Tizen baseados em HTLM “é uma possibilidade, porém é muito cedo ainda para saber”. 

Os trabalhos na nova tecnologia começaram no fim do ano passado, de acordo com um release liberado pela Fierce Wireless

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail