Home > Notícias

MeeGoog, da Intel e Nokia, é a fusão das plataformas Maemo e Moblin

Sistema, que chega ainda em 2010, rodará em celulares, dispositivos móveis de mão, netbooks, TVs digitais e sistemas embarcados.

Redação do IDG Now!

15/02/2010 às 9h47

Foto:

Intel e Nokia surpreenderam hoje (15/2), primeiro dia do Mobile World Congress (MWC 2010), conferência sobre mobilidade realizada em Barcelona, na Espanha, ao anunciarem a criação do sistema MeeGo, fusão dos sistemas Moblin e Maemo. O MWC 2010 vai até a próxima quinta-feira (18/2).

As primeiras versões do novo sistema estarão diponíveis no segundo semestre de 2010 e rodarão em uma vasta gama de dispositivos móveis, de celulares a sistemas embarcados, passando pelos PDAs, MIDs, TVs Digitais e netbooks, fabricados pela Nokia e também por outros clientes Intel.

Segundo as empresas, desenvolvedores interessados na plataforma MeeGo, baseada em Linux, poderão contar com o suporte do Intel App Center para o desenvolvimento de aplicações que serão disponbilizadas aos usuários finais através da Ovi Nokia Store. Para facilitar, a Nokia avisa que a próxima versão do Maemo será 100% compatível com MeeGo.

O MeeGo usa o núcleo Moblin, considerado até aqui o sistema operacional de inicialização mais rápida que se tem notícia: 2 segundos. A combinação com o Maemo vai possibilitar o uso de ambientes bastante usados no desenvolvimentos de aplicações móveis como o Qt.

Na opinião das empresas, a
plataforma de software aberto vai acelerar a inovação da indústria e reduzir o tempo de lançamento de novas aplicações
e serviços baseados nas experiências do usuário com conteúdo internet rico.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail