Home > Dicas

Melhore suas imagens com o histograma do iPhoto

O ajuste automático nem sempre faz um bom papel; aprenda a ajustar corretamente a tonalidade de suas fotos

Macworld/EUA

19/01/2010 às 16h44

Foto:

Enquadramento, corte e remoção de olhos vermelhos são ferramentas de correção relativamente fáceis de serem aplicadas a suas fotos. Acertar o tom certo das tonalidades, por outro lado, pode ser um grande desafio.

O botão Aprimorar, do iPhoto, tenta oferecer uma solução simples para esse problema com um ajuste automático de acordo com os tons da imagem. Na maioria das vezes, esse recurso funciona muito bem, mas você pode conseguir resultados ainda melhores ao fazer os ajustes manualmente.

Analise o histograma
O segredo para corrigir os problemas da tonalidade de uma imagem está nos níveis do histograma, que aparece na parte superior do painel Ajustar. O histograma é um gráfico com barras coloridas que mostra a distribuição de tons em uma imagem. O tom de negro é sinalizado pelo controle deslizante da esquerda do histograma, e o branco da direita. Os tons médios são representados pelo controle central.

145596-histogram-bike-small_original.jpg

Níveis controlam os tons pretos, médios e brancos

Normalmente, a foto fica mais bonita com uma maior quantidade de cores e tons. Pense em uma caixa de lápis coloridos. Uma imagem desenhada a partir de 64 lápis de cor mostram muito mais detalhes do que apenas oito. Da mesma forma, se as barras do histograma estão amontoadas em um espaço estreito, sua imagem provavelmente não tem os tons necessários para pintar os detalhes.

Com uma imagem bem exposta, as barras do histograma vão se esticar por toda área do gráfico. Se elas não atingem as bordas do gráfico, deve estar faltando mais contraste para a foto.

Mova os controles manualmente
Há três controles deslizantes para alterar a tonalidade da imagem com auxílio do histograma. A maioria das fotos tiradas em condições normais de iluminação ficam melhores quando o controle deslizante preto é arrastado para a direita no histograma. Veja no exemplo abaixo. A foto estava desbotada, e as barras do histograma não preenchiam to o canto esquerdo do gráfico.  Isso aponta que não há tons pretos verdadeiros na imagem. 

145596-histogram-shadows-beforeafter_original.jpg

145596-histogram-shadowslider-photo_original.jpg

A imagem original sofre falta de contraste, que é indicado pelo fato de as barras do histograma não estarem do lado esquerdo

O iPhoto irá regular a escala de tons intermediários da imagem de modo que a distribuição geral de cores continue a mesma. O resultado é uma foto com tonalidades mais ricas e sombras mais fortes.

Se depois de corrigir os pontos brancos e pretos da imagem, ela parecer um pouco escura, ou muito clara, mexa no controle deslizante de tons médios. Isso vai permitir que você altere os pontos médios da foto sem alterar os brancos e pretos.

Use o controle de sombras
Depois de ajustar a tonalidade da foto, a imagem ainda pode ficar um pouco escura. Se o rosto de alguma pessoa, por exemplo, ficar escondido nas sombras, arraste o controle deslizante de sombras para a direita. Da mesma forma, se depois do ajuste existirem áreas na imagem muito claras, mexa no cursor do ponto de luz. Mas tome cuidado para não exagerar no efeito. Esse controle tende a ressaltar a textura da imagem como rugas, por exemplo.

Melhore o contraste com a Definição
Aumentar um pouco o nível da barra Contraste pode causar um bom efeito para sua imagem, especialmente se as barras do histograma não atingem ambas as extremidades. Mas ao invés de usar o controle de contrates, experimente a barra de Definição. Isso fará com que o iPhoto ajuste o contraste de uma forma mais refinada que o próprio controle Contraste. Essa opção também serve para ressaltar pontos sem muita nitidez.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail