Home > Dicas

Memória para netbooks: não compre gato por lebre

Memória de notebook pode ser utilizada em netbook? Vendedores online não fornecem informações precisas e confundem o consumidor.

René Ribeiro, da PC WORLD

04/01/2010 às 18h19

motherb_howtobuy_150.jpg
Foto:

motherboard_howto_150Quem não é técnico - caso da imensa maioria dos usuários de computadores - sabe como é difícil o processo de compra de componentes para fazer upgrade em um PC.

É importante ficar atento às especificações técnicas para não correr o risco de adquirir uma peça que, além de incompatível com o equipamento que se tem, pode até mesmo danificar o sistema.

Vários são os componentes que podem ser atualizados e cuja instalação melhoram consideravelmente o desempenho do PC.

Um HD mais espaçoso, uma placa de vídeo dedicada, um monitor, um drive de Blue-ray e, claro, o compomente mais comumente comprado, módulos de memória.

Se já é complexo definir que tipo de memória comprar, a crescente popularização dos netbooks só fez engrossar o caldo pois,  se muitos usuários têm dificuldade para diferenciar um notebook de um netbook, que não dizer então, de seus componentes.

Leia também:
>> Como identificar o tipo de memória RAM instalada em seu computador
>> Utilitário ajuda a descobrir o que está instalado no PC
>> Dez downloads essenciais para quem tem o Windows 7
>> Cuidados a tomar quando for trocar a placa-mãe
>> 40 dicas sobre configuração de hardware e software

Quem procura a ajuda de uma loja especializada não terá dificuldadas. Entretando, é cada vez mais comum que usuários pesquizem o preço do que desejam em sites de comércio eletrônico antes de efetivar a compra, que tanto pode ser online ou realizada em lojas físicas.

Só que muitos vendedores online não oferecem informações completas sobre o componente e o pior, praticam preços bem mais altos aproveitando-se da falta de conhecimento do comprador. É o caso dos módulos de memória para netbooks.

Uma pequena explicação técnica
Na imensa maioria dos casos, o tipo de memória utilizada hoje pela indústria de netbooks é exatamente o mesmo adotado por boa parte dos notebooks, ou seja, o padrão DDR2, mais popular e, por isso mesmo, mais barata.

Alguns modelos mais recentes de notebooks adotaram o padrão de memória RAM DDR3, mais rápido e com melhor eficiência energética (menor consumo de energia, item importante em se tratando de computadores portáteis). Mas isso ainda é exceção.

Em caso de dúvida, confira o manual do seu equipamento ou verifique nas informações do sistema o tipo de memória instalada. Pode-se também contar com o apoio de aplicativos que fazem esse tipo de serviço, como o CPU-Z.

Ao deixar de passar todas as informações para o consumidor, os sites de venda pela web podem passar a falsa impressão de que a memória utilizada pelos netbooks é diferente daquele usada pela maioria dos notebooks, o que poderia justificar o preço maior.

Numa rápida busca na web encontramos diversos vendedores online que oferecem módulos de memória como sendo para netbooks - e de fato são -, mas sem dizer que o componente também serve para notebooks.

As imagens abaixo, coletadas na tarde desta segunda-feira (4/1), mostram dois exemplos de operações no Mercado Livre. Na primeira, o vendedor diz apenas que a memória em questão é para netbooks (chega e especificiar o modelo do equipamento para o qual ela se aplica - e muitas vezes o módulo é compatível com uma gama de equipamentos semelhantes).

anuncioml.jpg

Anúncio não informa que o módulo serve para outros portáteis

No segundo exemplo, ainda no Mercado Livre, o vendedor informa corretamente que o módulo vendido serve tanto para netbooks como para notebooks - note a diferença de preço praticado pelos dois vendedores (apesar da diferença de capacidade).

anuncioml_correto.jpg

Outro anúncio informa que os módulos servem para os dois tipos de portáteis

Vale notar que o primeiro vendedor não está fazendo nada de errado. Mas ao limitar as informações sobre o produto vendido, pode induzir o futuro comprador a fechar uma operação pagando mais caro por um produto que pode ser encontrado por preços menores.

 

memory-ddr2-2gb.jpg

Exemplo de um módulo de memória padrão DDR2 que pode ser instalado em notebooks e netbooks

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail