Home > Notícias

Menos de 7% dos usuários devem aderir à portabilidade em 12 meses

Dos 175,5 milhões de usuários de telefonia no Brasil, cerca de 11,3 milhões devem pedir para trocar de operadora, prevê Anatel.

Redação do IDG Now!*

01/09/2008 às 9h10

Foto:

Dos 175,5 milhões de usuários de telefonia fixa e celular do Brasil, cerca de 11,3 milhões devem pedir para trocar de operadora sem precisar mudar o número do telefone no primeiro ano de vigência da chamada portabilidade numérica, segundo previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número representa 6,4% do total de consumidores brasileiros.

Segundo o presidente da agência, Ronaldo Sardenberg, esse número deve aumentar nos próximos anos. Sardenberg explicou que o processo está sendo feito gradativamente para evitar “resultados catastróficos” registrados em outros países.

“Estamos sendo realistas. Um negócio que vai afetar a vida de 175 milhões de pessoas tem que ser feito [com] um passo de cada vez”, afirmou.

A previsão da Anatel é que o custo para implantação do sistema até agosto de 2009 seja de 45,6 milhões de reais. Segundo Sardenberg, o valor será parcialmente coberto pela taxa de 4 reais que será cobrada dos consumidores na hora da troca.

Atualmente, o país tem 135 milhões de usuários de telefonia celular e 40 milhões de fixa. Na primeira fase de vigência da portabilidade, que começa nesta segunda-feira (01/09), 17,4 milhões de usuários de oito regiões poderão trocar de operadora mantendo o mesmo número de telefone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail