Menos é mais: chegou a hora da Apple matar alguns iPhones antigos

Como a companhia pode simplificar sua linha de iPhones em 2019

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/menos-e-mais-chegou-a-hora-da-apple-matar-alguns-iphones-antigos/
Clique para copiar

Pode ser apenas julho, mas nunca é cedo demais para começar a especular sobre os próximos grandes anúncios da Apple. Estamos a sete ou oito semanas do evento anual de setembro da empresa e, embora pouco se saiba sobre o que a Apple pode ter na manga, uma nova linha de produtos para o iPhone parece ser uma coisa certa.

Eu me aventurei em uma loja da Apple recentemente para ajudar minha esposa a fazer o upgrade de seu iPhone 6 e, enquanto examinávamos a lista de modelos disponíveis, me vi pensando no estilo de venda da companhia que discuti na semana passada, em que a Apple lança pelo menos duas versões do aparelho. E o quanto antiético isso pode parecer.

Isso não é inerentemente ruim: nem tudo tem que se encaixar perfeitamente em uma grade. Mas embora o portfólio de smartphones da Apple tenha um método para sua loucura, ela permanece bastante confusa para o cliente médio. Ansioso para a linha do iPhone 2019, eu me pergunto se é hora de começar a pensar em reduzir um pouco as coisas.

iPhone 9?

A Apple lançou o iPhone 7 em 2016 e acompanhou o iPhone 8 em 2017. Os dois telefones compartilham o mesmo design, porém a maior diferença externa é o estojo traseiro do telefone, que mudou de alumínio para vidro para permitir carregamento indutivo. Internamente, é claro, o 8 apresenta um chip melhor e algumas outras melhorias.

Mas mesmo um indivíduo com experiência em tecnologia olhando para os dois lado a lado teria dificuldade em enumerar muitas dessas distinções. Para um cliente em potencial, as maiores diferenças são a capacidade – o iPhone 8 vem em modelos de 64 GB ou 256 GB, enquanto o iPhone 7 está disponível em 32 GB ou 128 GB. Dependendo da versão escolhida, o preço também aumenta.

Há pouca dúvida de que o iPhone 7 permaneceu no line-up para duas finalidades primárias: primeiro, oferecer um atraente ponto de preço para clientes preocupados com o iPhone, e segundo, e de forma semelhante, fornecer um caminho de escalonamento fácil. Afinal, muitos compradores em potencial podem achar que a capacidade de 32 GB do iPhone 7 é muito pequena, e se você já vai pagar mais por um modelo de 128 GB, por que não fazer esse investimento para conseguir um dispositivo com mais espaço ou potência?

É claro que a Apple precisa de um telefone para manter a extremidade inferior do espectro de preços, mas eu ficaria surpreso ao ver o iPhone 7 ficar por aqui depois deste ano. Com toda a probabilidade, o iPhone 8 se tornará o novo telefone mais barato, enquanto o iPhone 7 segue seus antecessores, o 6s e o 6, para os famosos portões de Valhalla.

Mas há outra possibilidade à espreita lá fora. E se este ano apresentar um novo telefone com o mesmo chassi desses modelos, mas com partes internas ainda mais atualizadas? Talvez um iPhone 9? Isso forneceria um telefone com tecnologia mais recente a um preço um pouco mais baixo e impediria que os consumidores comprassem o mais antigo dos telefones antigos.

Dez é o número mais solitário

O topo da linha de produtos para iPhone da Apple tem a própria complexidade com a introdução do iPhone XR no ano passado. Destinado como uma versão mais barata da linha X/XS, o XR é um salto significativo em relação aos iPhones antigos em termos de capacidade, mas também em preço. É óbvio que a Apple gostaria de transferir o maior número possível de compradores para os telefones da série X, mas até mesmo o preço de entrada é difícil.

Então, talvez a maior questão seja o que acontece com o topo da linha do iPhone este ano? No ano passado, a Apple descontinuou o iPhone X 2017, em vez de continuar a oferecê-lo a um preço mais barato. A empresa pode repetir esse movimento este ano e despachar o XS em favor do mais novo modelo, mas e o iPhone XR? Haverá um sucessor, ficará por um preço mais baixo ou será consignado à lixeira da história como seu antecessor espiritual, o iPhone 5c?

Pessoalmente, a minha suspeita é que a Apple quer manter esse topo da lista do iPhone atualizado com a mais recente e melhor tecnologia. Manter esses pontos de preço com novos modelos mantém algo para os clientes aspirarem, em vez de conseguir obter a mesma coisa com modelos mais antigos que vendem por menos. Eu suspeito que é por isso que o iPhone X não ficou por aqui com desconto.

Dito isso, seria bom se o XR viesse em um tamanho menor também. Os telefones pequenos são um mercado que atualmente não tem sido atendido, e ter dois tamanhos de XR para ir com dois tamanhos de sucessor XS e o supostamente iPhone 9 simplificaria definitivamente as coisas para boas, melhores e melhores opções. Pode não ser uma grade de dois por dois, mas certamente tornaria mais fácil descobrir qual celular comprar.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site