Home > Notícias

Mercado de celulares tem queda 11% no primeiro trimestre

Vendas ficaram um pouco acima do esperado pela ABI Research, mas crise financeira ainda causou impacto significativo no setor; Apple ficou com 1,5% de participação

Computerworld/ EUA

24/04/2009 às 17h08

Foto:

No primeiro trimestre deste ano, foram vendidos 258 milhões de telefones celulares no mundo, de acordo com um relatório divulgado pela ABI Research, empresa que faz diversas pesquisas de mercado. Apesar de o resultado ter ficado acima das projeções da ABI, que estimavam vendas de 253 milhões de unidades, ele representa uma queda de 11% em relação ao primeiro trimestre de 2008.

De acordo com Kevin Burden, analista da ABI, as empresas que mais ganharam participação neste trimestre foram a Samsung e a LG, cujas participações no mercado subiram de 17,8% para 8,8%, respectivamente. Já a Research In Motion, fabricante do BlackBerry, viu sua participação subir para 3%, graças ao modelo BlackBerry Bold. A participação de mercado da Apple como o iPhone foi de 1,5% e só não foi maior por causa da concorrência no segmento de smartphones com telas sensíveis ao toque.

Tanto a Nokia quanto a Sony Ericsson viram suas participações caírem para 36,2% e 5,6%, respectivamente. A ABI estima que esses números possam melhorar para a Nokia, após o lançamento do modelo N97. Ele destacou ainda que a fabricante finlandesa teve bastante sucesso com o E71.

Segundo a ABI, a Nokia foi a principal empresa no segmento de celulares em 2008, com 38,6% de participação. A Samsung ficou em segundo lugar, com 16,2%, seguida pela LG e Motorola (ambas com 8,3%), Sony Ericsson (8%), RIM (1,9%), Kyocera (1,4%), Apple (1,1%), HTC (1,1%) e Sharp (1%). Outras marcas somadas tiveram participação de 14%.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail