Home > Notícias

Mercado de chips para MP3 players encolherá nos próximos 4 anos

Segundo estudo da IDC, receita do setor de semicondutores sofrerá queda de US$ 7,5 bilhões para US$ 4,6 bilhões até 2013

Redação do Computerworld

27/04/2009 às 18h07

Foto:

O mercado global de semicondutores para players de música portáteis, a exemplo do iPod, deve cair significativamente em faturamento nos próximos quatro anos, segundo a consultoria IDC. A expectativa é que a receita do setor chegue a 4,6 bilhões de dólares em 2013, contra 7,5 bilhões de dólares no ano passado.

De acordo com a consultoria, a crise econômica, aliada à maior maturidade deste mercado, o avanço dos celulares multimídia e dispositivos de acesso à internet (MID) e a inevitável canibalização do segmento são os principais motivos para o encolhimento. Ao mesmo tempo, os tocadores de mídia portáteis não serão mais o maior mercado para as memórias NAND flash.

Enquanto a receita para a maioria dos componentes vai cair, em linha com a queda das vendas dos players, semicondutores para conectividade sem fio devem apresentar um crescimento modesto, motivado pelo aumento da presença de FM, WLAN e Bluetooth nos equipamentos.

Segundo Ajit Deosthali, gerente de pesquisa para chips wireless de curto alcance da IDC, apesar dos players portáteis terem crescido em funcionalidades, o segmento ficou dividido entre celulares multimídia e os MIDs. No futuro, os fornecedores de semicondutores devem focar nas oportunidades de crescimento destes dois mercados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail