Home > Notícias

Mercado de games nos Estados Unidos registra aumento de 6% em março

Receitas de software e acessórios para videogames contrastam com a de hardware, que caiu 4% em relação ao mesmo mês de 2009.

Redação do IDG Now!

16/04/2010 às 9h40

Foto:

O mercado de videogames registrou um aumento de 6% em março em comparação com o mesmo mês de 2009, o que faz do período o terceiro melhor já registrado, excluído o período das festas de fim de ano. É o que aponta uma análise do NPD Group publicada nesta sexta-feira (16/4), informou o site norte-americano Cnet.

As vendas do setor ficaram abaixo apenas dos 14% e 13% anuais registrados em fevereiro e janeiro, respectivamente. Mas, enquanto as receitas de software de videogames e acessórios foram significativas até março, as receitas de hardware sofreram um golpe.

A indústria registrou em março vendas totais de 1,52 bilhão de dólares, 6% acima dos 1,44 bilhão de dólares do mesmo período em 2009. Em software, as vendas foram de 875,3 milhões de dólares, um aumento de 10% se comparado aos 795 milhões de dólares no ano anterior.

Já no caso do hardware, as vendas registraram 440,5 milhões de dólares, valor 4% menor em relação aos 457,1 milhões de dólares anunciados em março de 2009.

Na avaliação do NDP, uma das principais razões para o declínio do mercado de hardware foi a queda de 16% dos preços médios dos consoles de videogame no mercado americano, criando uma pressão significativa sobre as receitas. Os preços dos softwares ficaram estáveis em março.

Segundo a pesquisa, a Nintendo dominou vendas de hardware em todo o tempo. O Wii vendeu mais de 557 mil unidades em março, enquanto o Xbox da Microsoft e o PlayStation 3, da Sony chegaram a 338 mil 314 mil unidades, respectivamente. O Nintendo DS foi o vendedor de topo para o mês, movimentando um total de 700 mil unidades.

gamesshutter_625.jpg

Em relação aos games mais vendidos em março, a lista dos dez mais tem sido dominada por títulos do Wii e do Xbox. Mas, no mês passado, quatro dos dez primeiros títulos eram do PS3 - incluindo God of War III, o mais vendido, com 1,1 milhão de unidades vendidas. Conforme os dados do NPD, Wii e Xbox tinham apenas dois jogos na lista. Os outros dois pertenciam ao Nintendo DS.

A movimentação dos três concorrentes na lista dos dez mais pode ser um sinal de mudanças no mercado de consoles e games dos EUA, informou o NDP.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail