Home > Notícias

Mercado de smart grid pode chegar a 200 bilhões de dólares até 2015

Estudo da Pike Research revela que 84% dos investimentos serão destinados a projetos de automação das redes elétricas

Redação da Computerworld

28/12/2009 às 18h35

Foto:

Os investimentos globais com tecnologias para smart grid, ou com redes inteligentes para fornecimento de eletricidade, deverão alcançar 200 bilhões de dólares entre 2008 e 2015. As previsões são de um estudo divulgado pela Pike Research, ontem (28/12).

De acordo como o relatório, o governo e as empresas de utilities vão se movimentar para modernizar essa grande infraestrutura que ficou vários anos sem receber investimentos.

Entretanto, o maior desafio para governo e utilities é dotar a rede elétrica de sistemas automatizados para prover serviços aos consumidores de forma inteligente e com mais eficiência.

Para transformar cada metro dessa infraestrutura inteligente, os analistas dizem que é necessário investimentos em novos projetos para informatização das redes de transmissão e de distribuição, bem como das subestações.

Pelas previsões da Pike Research, as iniciativas de automação das redes vão levar 84% dos investimentos globais em smart grid até 2015 e que apenas 14% dos gastos serão destinados aos projetos de medição avançada para gerenciamento do sistema elétrico. O estudo também projeta que os investimentos vão acelerar a partir de 2013.

A Pike Research analisou o mercado de tecnologia e aplicações para smart grid, bem como, o cenário regulatório e o modelo de distribuição sob demanda. A empresa constatou que há oportunidades para fornecedores com capacidade para atuar nesse ecossistema desde que entendam esse negócio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail