Home > Notícias

Mercado de TI deve contratar menos em 2009, projeta consultoria

Apesar de um ritmo menos nas novas contratações de executivos de TI, Right Management não prevê aumento de demissões.

Rodrigo Caetano, repórter do Computerworld

03/12/2008 às 16h35

Foto:

A oferta de vagas de emprego em cargos de gerência e consultoria na área de TI deve sofrer uma retração no final deste ano. Segundo Matilde Berna, diretora de transição de carreira da Right Management, consultoria que atua na área de outplacement, “pode acontecer uma diminuição de vagas em novembro”.

Mensalmente, empresa realiza uma pesquisa sobre a captação de vagas oferecidas aos executivos no Brasil. O estudo compreende a oferta de empregos para gerentes e consultores.

No mês de outubro, o mercado em geral apresentou variação positiva de 7% em comparação ao mês anterior. O setor industrial lidera o ranking das oportunidades com 40% do total. Em seguida, vem o setor de serviços, que inclui as empresas de TI, com 26% das vagas oferecidas.

De acordo com Matilde, a tendência é que o setor entre em 2009 “com o pé no freio”, principalmente por conta da crise financeira. Isso significa que o número de novas vagas deve ser menor no próximo ano, em comparação com 2008.

No primeiro semestre de 2009, é provável que não haja crescimento nas oportunidades de emprego. Por outro lado, Matilde destaca que ainda não está vendo movimentos de demissões nas empresas.

As empresas de TI representam 20% do setor de serviços. As companhias de telecomunicações respondem por 12,8% do segmento. Considerando a área de atuação, TI representa 6,9% do total, atrás apenas das áreas financeira (18,8%), comercial (17,7%), industrial (16,6%) e Recursos Humanos (8,5%).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail