Home > Notícias

Mercado de ultraportáteis deve chegar a 8 milhões de unidades em 2008

Impulsionado por variedade, setor deve chegar a 18,3 milhões de unidades vendidas no ano que vem, avalia consultoria MIC.

IDG News Service/Taipé

31/07/2008 às 10h00

Foto:

As vendas de ultraportáteis atingirão 8,02 milhões de unidades neste ano e deverão mais que dobrar durante 2009, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (31/07) pela consultoria Market Intelligence Center (MIC), de Taiwan.

Ultraportáteis compõem um novo estilo de laptops que pesam menos de um quilo, têm tela entre 7 polegadas e 10 polegadas, baterias com boa autonomia e conexão à internet. Eles geralmente custam menos que laptops convencionais, entre 199 dólares e 599 dólares.

Leia também:
> Ultraportáteis conquistam o consumidor
> Studio Hybrid: Dell encontre o PC em 80%
> Veja portáteis que continuam rodando XP

O número de ultraportáteis vendidos em 2009 pode atingir até 18,3 milhões de unidades, afirma o relatório.

Companhias de Taiwan estão no centro do movimento de ultraportáteis. A Asus lançou seu primeiro Eee PC no ano passado e já levou às prateleiras novos modelos, com planos de estender a linha nos próximos meses. Outras companhias do país, como Acer com seu Aspire one, a MSI com seu Wind e a Gigabyte com seu M912, entraram no setor com novos modelos.

As norte-americanas Dell e HP também entraram no jogo. A primeira planeja lançar o Dell E em um futuro próximo, enquanto a HP colocou no mercado no início do ano o Mini-Note.
 
A chegada de mais modelos ao mercado deve levar a uma competição de preços, algo que terá consequências muito boas aos consumidores, afirma o analista da MIC, Chris Wei.
 
Em junho, o CEO da Asus, Jerry Shen, previu que as vendas o Eee PC poderiam tingir 10 milhões no próximo ano, dobrando a estimativa oficial de 5 milhões no período. Executivos da Acer previram vendas entre 5 milhões e 7 milhões do Aspire one para 2008 e até 20 milhões de unidades vendidas em 2009.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail