Home > Notícias

Mercado de videogames nos EUA cai 8% em 2009, mas ensaia recuperação

Queda no setor de consoles e jogos se deve à crise econômica. Recuperação do final do ano, no entanto, foi surpreendente.

IDG News Service

15/01/2010 às 10h28

game_prateleira_150.jpg
Foto:

As vendas de videogames e jogos caíram 8% em 2009 nos Estados Unidos em comparação a 2008. A redução  foi motivada pelo fato de os consumidores evitarem gastos durante o período mais duro da retração econômica, disse o grupo especializado em análises sobre esse setor NPD, na quinta-feira (14/1).

O mercado de consoles, que inclui aparelhos de mesa e portáteis, alcançou o faturamento de 19,7 bilhões de dólares em 2009, menor que os 21,4 bilhões de dólares em 2008. Apesar da queda, 2009 foi o segundo melhor ano para a indústria, e a vendas fracas escondem um excelente desempenho de fim de ano, o que pode indicar um 2010 melhor para o mercado de games.

“Dezembro de 2009 foi o melhor em vendas na história da indústria de videogames. Os negócios nesse mês superaram em 4% os do mesmo período de 2008”, disse a analista da NPD Anita Frazier por meio de comunicado. “Isso não foi o suficiente, porém, para compensar a queda nas vendas ao longo do ano, o que explica a retração anual de 8% em 2009", diz.

O ano viu grandes lançamentos de jogos, mas o mercado de hardware não apresentou grandes novidades no período.

O setor de consoles viu apenas o lançamento de uma versão menor e mais barata do PlayStation 3, enquanto nos portáteis a Sony e a Nintendo lançaram versões do PSP e do DS. Como resultado, as vendas de portáteis cresceram 6% no ano, enquanto as de consoles de mesa caíram 13%.

“Esperamos que o aumento da base instalada de hardwares traga boas notícias para a comercialização de softwares em 2010, especialmente com a incrível lista de jogos que deve sair já no começo do ano”, disse Frazier.

gamesshutter_625.jpg

No mercado de software, a venda de títulos para consoles e portáteis caiu 10%, e os jogos para computador viram a receita ser reduzida em 23% e alcançar 538 milhões de dólares. O total do setor de jogos de PC, consoles e portáteis caiu 11% em 2009, fechando o ano em 10,5 bilhões de dólares.

O jogo mais vendido do ano foi “Call of Duty: Modern Warfare 2” para o Xbox 360. O produto  foi lançado em novembro e vendeu 5,8 milhões de cópias até o fim do ano, tornando-se o quarto jogo mais vendido em um período de dois meses. A versão para PlayStation 3 teve mais 2 milhões de cópias comercializadas. Foi o oitavo jogo mais vendido no ano e o melhor de PS3, de acordo com a NPD.

Opções para o Wii ocuparam da segunda até a sétima posição, dando à Nintendo seis lugares no ranking anual, ante quatro em 2008. O jogo mais vendido para o Wii foi o “Wii Sports Resort”.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail