Home > Notícias

Mercado global de tecnologia deve crescer menos, diz consultoria

IDC espera que o mercado chegue a 1,44 trilhão de dólares em 2009, aumento de 0,5% em comparação ao ano passado.

Redação do COMPUTERWORLD

26/02/2009 às 12h04

Foto:

A continuidade da crise financeira mundial fez a consultoria IDC reduzir a previsão de crescimento para o mercado mundial de tecnologia da informação. A projeção, na maioria dos países, não tem se mostrado muito otimista. Algumas regiões, inclusive, podem apresentar queda nos gastos com tecnologia.

Segundo a consultoria, este ano o mercado deve apresentar uma taxa de 0,5% de crescimento em comparação a 2008. Em novembro, a IDC estimava um aumento de 2,6% nos gastos globais. Com isso, o montante movimentado pelo mercado de tecnologia deve ficar em 1,44 trilhão de dólares.

O maior impacto será sentido no mercado de hardware, no qual os gastos devem cair 3,6% em 2009, principalmente por conta da diminuição da demanda por servidores, PCs e impressoras. Entretanto, a receita global de software e serviços deve crescer 3,4% este ano. Anteriormente, a IDC havia previsto um aumento de 4,6% para o segmento.

>> Conheça os debates sobre virtualização na CW Connect

Nos Estados Unidos, o mercado deve ficar praticamente estável, com pequena elevação de 0,1% nos gastos gerais. Em novembro, a previsão era de aumento de 0,9%. Ao mesmo tempo, o segmento de hardware deve sofrer uma forte retração de 16%. Os investimentos em software e serviços devem crescer até 4%. Dessa forma, o maior mercado do mundo deve fechar o ano movimentando 491 bilhões de dólares.

A previsão para a Europa é de fraco crescimento também, semelhante ao dos Estados Unidos. Os mercados francês e italiano devem cair. A expectativa para a Alemanha e o Reino Unido é de estabilidade em 2009.

Na Ásia, excluindo o Japão, a previsão de crescimento também foi reduzida, de 4% para 1,4%. O mercado chinês deve avançar 6,5%, contra 9,1% da previsão anterior, e o indiano deve apresentar aumento de 5,7%, sendo que, em novembro, a IDC esperava crescimento de 10% para aquele país. Já o Japão deve registrar queda nos gastos com tecnologia de 1,8%.

Os mercados emergentes, mesmo afetados, ainda continuam com as maiores taxas de crescimento. Na América Latina, a previsão é de gastos 4% maiores, sendo que o Brasil deve crescer 6% no ano. No Oriente Médio e África, a IDC espera um aumento de 8% nos gastos com tecnologia da informação em 2009.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail