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Mercado local de call centers movimentou 6 bilhões de reais em 2007

Resultado representa um crescimento de 17% em relação a 2006. Faturamento do setor deve chegar a R$ 10 bilhões até 2010.

Rodrigo Caetano, do COMPUTERWORLD

27/05/2008 às 12h56

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Dados divulgados pela consultoria IDC mostram que o mercado de serviços terceirizados de Call Center atingiu a marca de 6,1 bilhões de reais  de faturamento em 2007. O resultado representa um crescimento de 17% em relação ao ano anterior.

Segundo a consultoria, a expectativa é que as empresas desse segmento mantenham um crescimento médio anual de 11,7% nos próximos cinco anos, chegando a um faturamento de 10 bilhões de reais até 2012.

Mesmo com o crescimento acelerado, os serviços terceirizados ainda não ultrapassaram as operações internas de call Center, afirma a consultoria. De acordo com Célia Sarauza, gerente de consultoria da IDC, alguns setores da economia, como manufatura, apresentam uma grande resistência ao outsourcing.

As operadoras de telecomunicações são, disparadas, as maiores “terceirizadoras”. Alex Zago, analista sênior de Telecom da consultoria, chama atenção para o crescimento da terceirização no setor financeiro. Segundo Zago, o aquecimento da economia é que vem puxando o setor.

O crescimento do mercado não foi maior devido, principalmente, a queda no preço médio das posições de atendimento, afirmou a consultoria. A redução se dá, principalmente, por conta da forte concorrência no setor — hoje já são mais de 100 prestadores de serviços — e do fato dos clientes estarem mais conscientes sobre as peculiaridades do negócio, conseguindo pressionar os fornecedores a baixar os valores dos serviços.

Do total das receitas obtidas no ano passado, 96% foram provenientes de companhias com mais de mil funcionários.

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