Home > Notícias

Mercado mundial de netbooks deve dobrar em 2009, aponta estudo

Projeções da DisplaySearch indicam que 32,7 milhões de unidades devem ser vendidas este ano, 1,9 milhão só na América Latina.

IDG News Service

14/07/2009 às 8h40

Foto:

As vendas mundiais de netbooks irão dobrar este ano, enquanto o mercado de notebooks permanecerá estável, afirmou a DisplaySearch na segunda-feira (13/7).

De acordo com a empresa norte-americana de pesquisas, as vendas de netbooks, pequenos computadores voltados para o acesso à internet, podem chegar a 32,7 milhões de unidades em 2009, impulsionadas por preços competitivos e peças de hardware melhoradas - tais como telas e teclados maiores.

Tal número é praticamente o dobro das vendas de 2008, cerca de 16,4 milhões de
netbooks, segundo o diretor da área de portáteis da DisplaySearch, John Jacobs, e mostra um evolução e tanto se comparada aos números anteriormente projetados pela empresa, que indicavam um mercado de 27,5 milhões de netbooks este ano.

Do total projetado, a DisplaySearch informa que Europa, Oriente Médio e África responderão, juntos, por 13,1 milhões de unidades vendidas. Já as vendas na América do Norte, podem chegar a 8,8 milhões de unidades e 3 milhões da Ásia. Destaque para a América Latina, cujar projeções apontam para um volume de 1,9 milhão de netbooks vendidos este ano, mesmo número apontado para o Japão. 

Embora as vendas de notebooks se mantenham estáveis em relação a 2008, o número é bem maior que na área de netbooks, somando 129,5 milhões de unidades.

De acordo com Jacobs, as melhorias implementadas no hardware dos netbooks pode diminuir a distância em relação aos notebooks no futuro, quando notebooks ultrafinos custarem entre 500 e 800 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail