Home > Notícias

Mercado mundial de PCs crescerá 10,9 este ano, revela Gartner

Levantamento afirma que vendas serão puxadas por popularidade dos notebooks, participação de países emergentes e troca de PCs.

Por Redação do IDG Now!

25/03/2008 às 16h53

Foto:

As vendas globais de PCs crescerão 10,9% em 2008, totalizando 293 milhões de unidades entregues em comparação com o total de 264 milhões de unidades de 2007, revelou o Gartner nesta terça-feira (25/03).

Segundo o levantamento "Market Trends: Worldwide PC Market Scenarios, 1Q08", o mercado de PCs está em boa forma, sendo puxado pelos portáteis, crescimento de mercados emergentes e bom fluxo na troca de PCs.

A empresa enfatiza que a demanda por laptops é o que mais impulsiona o crescimento do mercado de computadores. De acordo com o Gartner, o sucesso dos notebooks aumentará quando, além de populares e com preços acessíveis, eles estiverem mais disponíveis aos usuários.

O rápido crescimento da economia de países emergentes também impulsiona as vendas de PCs. No último trimestre de 2007, a entrega de máquinas nestes mercados cresceu 22%, correspondendo a 60% do crescimento mundial da entrega de PCs.

A reposição de desktops, por sua vez, corresponde a 60% das vendas mundiais de PCs, embora a prática deva diminuir sua intensidade entre o fim de 2008 e início de 2010. Os notebooks, porém, serão muito mais substituídos pelos usuários até o fim de 2009.

A consultoria alerta que os dígitos das vendas globais de PCs podem cair caso a ocorra uma recessão econômica nos Estados Unidos ou uma desaceleração na economia da China após as Olimpíadas de Pequim, além do aumento no preço do óleo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail