Home > Notícias

Mesmo sem Jobs, Apple continua sendo marca mais valiosa do mundo

Com aumento de 19% em relação a 2011, companhia manteve posição com marca estimada em US$182 bilhões; Petrobras foi melhor brasileira em 75º, à frente da Sony

Macworld / Reino Unido

22/05/2012 às 16h30

Foto:

A Apple é a marca mais valiosa do mundo de 2012, uma posição que a companhia também ocupou no ano passado, de acordo com o levantamento BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands 2012.

A agência de pesquisa de mercado e de marcas Millward Brown anunciou que a Apple impulsionou seu valor de marca em 19% em relação ao ano passado com 182,951 bilhões de dólares, ou 37% da sua capitalização mercado.

O diretor administrativo da Millward Brow, Nick Cooper, notou ainda que a Apple ter aumentado seu valor de mercado mesmo após a morte de seu fundador visionário Steve Jobs no ano passado foi algo extraordinário, informa a agência Reuters.

“Eles (Apple) podem ser alcançados, mas para isso eles precisam errar ou algum rival precisar acelerar o passo”, disse.

A IBM ficou em segundo lugar, tendo aumentado seu valor de marca em 15%. Com uma queda de 3% no seu valor, a Google acabou com a terceira posição. Em quarto temos o McDonald’s, seguido pela Coca-Cola, Marlboro, AT&T, Verizon e a operadora China Mobile em décimo lugar.

Outros nomes que valem ser citados incluem o Facebook, que ficou em 19º após um impressionante aumento de 74% e seu valor de mercado. Esse foi o maior crescimento do ano, de acordo com a pesquisa.

Segundo a Millward Brown, quase metade das 100 maiores marcas perdeu valor. O relatório nota que a última vez que houve uma queda tão grande e ampla foi durante as profundezas da recessão global em 2009.

jobs390

Cofundador da Apple, Steve Jobs, faleceu em outubro de 2011

Brasil

A empresa brasileira mais bem colocada foi a Petrobrás, que ficou no 75º lugar com um valor de marca de 10,5 bilhões de dólares. A companhia também ficou em primeiro lugar no ranking das oito maiores da América Latina em valor de mercado. Uma surpresa foi a tradicional Sony, que aparece apenas na 86ª, com um valor de marca de 9,4 bilhões de dólares.

Clique neste link para conferir a lista completa com as 100 maiores empresas do mundo em termos de valor de marca.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail