Home > Notícias

Meteórico, Twitter completa 3 anos com 7 milhões de usuários

Serviço saltou de 475 mil usuários em fevereiro de 2008 para 7 milhões um ano depois, aumento de 1.384% em apenas 12 meses.

Redação do IDG Now!

23/03/2009 às 14h05

Foto:

O Twitter completou neste sábado (21/03) três anos de vida, personificando a ascensão meteórica do serviço de mensagens curtas de startup desconhecida a um dos sites de maior crescimento online no período.

Em sua conta no serviço, o co-fundador Jack Dorsey linka para um dos primeiros posts publicados no serviço, em março de 2006, em que afirma estar convidando seus colegas de trabalho para conhecer o Twitter.

Mais sobre o Twitter
> Twitter ganha relevância em 2008
> Conheça 5 ferramentas para Twitter
>Dicas para Twitter dentro das empresas
> Conheça 20 perfis cômicos no Twitter

O Twitter foi lançado pela parceria entre Dorsey, Biz Stone e Evan Willians, que já havia criado o Blogger (serviço de blogs vendido para o Google em fevereiro de 2003), propondo perfis atualizados pelos usuários em mensagens com até 140 caracteres.

Os números não escondem o crescimento: segundo a Nielsen, o serviço saltou de 475 mil usuários em fevereiro de 2008 para 7 milhões um ano depois, aumento de 1.382% em apenas 12 meses em todo o mundo.

Além do óbvio uso pessoal, para relatar atividades cotidianas, o Twitter vem se revelando nos últimos três anos uma importante plataforma para rastrear conversas e movimentações online em tempo real.

Tal capacidade é útil para empresas que queiram entender como sua marca vem sendo encarada por consumidores, usuários que queiram se apresentar como um veículo especializado em determinado assunto ou àqueles que queiram saber, quase que instantaneamente, notícias quentes.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com o avião que fez um pouso de emergência no rio Hudson em janeiro - antes de chegar às agências de notícias, relatos e fotos feitas por passageiros já estavam no Twitter.

No Brasil, o serviço aprofunda ainda mais seu foco no nicho, atraindo um número relativamente baixo de usuários em comparação a outras redes sociais.

Segundo dados do Ibope Nielsen Online, o serviço começou 2009 com pouco mais de 140 mil usuários recorrentes, dentro de um universo onde mais de um milhão de brasileiros já tiveram algum contato com o Twitter, motivados, principalmente, por campanhas publicadas no Orkut.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail