Home > Dicas

Meu iPod quebrou. E agora?

Saiba como funciona o sistema de garantia da Apple para o seu player de música digital e o processo de troca para equipamentos com mais de um ano

Jonathan Alcalá, especial para a Macworld Brasil

25/02/2010 às 14h45

Foto:

Quem pensa em comprar um iPod, imagina contar com muitas horas de diversão, ouvindo suas músicas preferidas enquanto corre ou faz alguma outra atividade. E se o equipamento pifar?

A Apple oferece garantia mundial em seus produtos, ou seja, um iPod comprado legalmente nos Estados Unidos pode ser trocado por um novo aqui no Brasil sem custo algum. Obviamente, para isso, o tocador deve estar dentro do prazo de garantia, que é de um ano.

Mesmo dentro da garantia, o processo pode ser cansativo. Daniela Braun, redatora chefe de online do Now Digital!, teve de passar por uma das assistências técnicas autorizadas da Apple para reparar seu iPod shuffle. Comprado em outubro de 2009, nos Estados Unidos, o aparelho apresentou defeitos no fim do ano relacionados ao reconhecimento da USB, tanto em Macs quanto em PCs.

Ainda na garantia, o shuffle foi levado para a assistência Cad Technology, que tentou fazer um restart para corrigir o problema. Sem sucesso, o iPod acabou sendo  trocado em 15 dias.

touch300

iPod: modelo quebrado vale desconto na compra de um novo

De acordo com a Apple, não há prazos específicos para a troca dos dispositivos já que todos os componentes são importadas e dependem de uma série de fatores para entrar no País. “Eu só queria um iPod para fazer caminhada e acabei enfrentando uma maratona na assistência técnica”, lamenta Daniela.

No caso dos computadores da Apple, o sistema é um pouco diferente. As assistências fazem a troca somente das peças defeituosas, não do equipamento inteiro. iPods são substituídos por modelos novos, e iPhones são responsabilidadde da operadora de celular que o vendeu, que devem providenciar o reparo.

E se a garantia já era?

Segundo David Oliveira, diretor da Cad Technology, iPods defeituosos que já perderam a garantia podem participar do programa de trocas da Apple. O consumidor entrega o iPod quebrado para a autorizada e compra um modelo idêntico por um preço mais baixo. O iPod touch de 8 GB, por exemplo, que custa 679 reais na Apple Store, sai por 490 reais no programa de trocas.

A Apple informa que de todos seus produtos comercializados, somente o Apple TV e o Time Capsule não possuem garantia internacional.

 

Leia também:

Seis dicas para aproveitar um iPod morto

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail