Home > Notícias

Microsoft abandona o nome “Metro”

Termo era usado para identificar a linguagem visual usada nas interfaces do Windows Phone 7 e Windows 8.

Daniel Ionescu, PCWorld EUA

03/08/2012 às 13h08

Foto:

A interface gráfica do Windows 8, conhecida pelo nome Metro desde que foi apresentada no Windows Phone 7, vai mudar de nome. De acordo com várias fontes, de agora em diante ela será conhecida como “Windows 8 Style UI” (algo como “Interface no estilo Windows 8”), para evitar uma potencial disputa por infração de marcas registradas.

Um memorando interno da Microsoft que chegou às mãos do site The Verge indica que uma discussao com uma empresa européia fez a Microsoft considerar a mudança no nome. Tal empresa seria a Metro AG, um gigante do varejo na Alemanha. Funcionários e desenvolvedores deverão aderir ao novo nome imediatmente, diz o documento.

A interface Metro tem suas raízes no finado media player Zune, e é usada tanto no Windows Phone 7 (e sucessores) quanto no Windows 8. A Microsoft, entretanto, nega que a mudança tem um motivo legal, e explica que “usamos Metro como um condinome durante o ciclo de desenvolvimento de várias de nossas linhas de produtos. À medida em que chegamos próximos ao lançamento e fazemos a transição para uma linguagem focada no consumidor, usaremos nomes comerciais”.

Ainda assim, a teoria do conflito entre marcas registradas prevalece. Mas Kip Kniskern, do site LiveSide.net, descobriu evidências de que a Microsoft já estava se distanciando do nome Metro há duas semanas, quando o press release anunciando o Office 2013 usou o termo “Aplicações no estilo Windows 8” em vez de Metro, e Steve Ballmer mencionou a mudança em sua apresentação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail