Home > Notícias

Versões anteriores ao Office 2007 estão fora da reforma ortográfica

Atualização, disponível para download, torna aplicativos do Office 2007 compatíveis com novas regras da língua portuguesa.

Nando Rodrigues, da PC World

14/10/2009 às 12h47

Foto:

Atualizada às 16h45min

A Microsoft lançou nesta quarta-feira (14/10) um pacote de atualização para o Office 2007, que pode ser obtida por meio de  download, que torna os aplicativos que compõem a suíte de produtividade compatível como o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, que entrou em vigor no Brasil no início de 2009.

Segundo o gerente de marketing e negócios da divisão de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil, Eduardo Campos de Oliveira, as versões anteriores do Office não serão atualiadas. O motivo, informa, decorre de a Microsoft ter a obrigação de entregar correções e/ou atualizações de produtos apenas no período em que as ferramentas estão no chamado "ciclo de suporte básico", que compreende cinco anos após o seu lançamento.  "No caso do Office 2003, este ciclo terminou em abril deste ano", explica Campos Oliveira.

Questionado se não teria sido conveniente para a Microsoft entregar a atualização do Office somente agora - quanto o Office 2003 entrou no ciclo de suporte estendido (período no qual apenas correções de segurança são publicadas), o gerente da Microsoft diz que a demora foi decorrente de uma série de fatores, mas que o principal deles foi o fato de a Academia Brasileira de Letras ter publicado a nova versão do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa apenas em março, quando muitas das inconsistências foram finalmente resolvidas. Além disso, explica Campos Oliveira, a atualização não se trata de uma correção para um problema no software e sim um recurso adicional.

A Microsoft não tem informações sobre a base de usuários do Office no Brasil, muito menos qual a versão instalada. Campos Oliveira afirma que a suíte está presente em "cerca de 95% dos PCs com Windows", já contabilizadas as instalações "não genuínas", eufemismo usado pela empresa para as versões piratas do software. "Procuramos avaliar qual a versão do Office que mais seria impactada com a atualização e os estudos apontaram o Office 2007", explica.

O download da atualização, que pode ser feito por qualquer usuário do Office 2007 (mesmo aqueles que têm uma cópia não genuína da suíte), adapta o verificador ortográfico, o dicionário de sinônimos e o verificador gramatical usados pelo Word, Excel e PowerPoint às regras da reforma ortográfica. O Office 2010, previsto para ser lançado no próximo ano, já trará estas alterações incorporadas à suíte de forma nativa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail