Home > Notícias

Microsoft adquire Powerset, especializada em buscas semânticas

Valor estimado da aquisição da empresa é de US$ 100 milhões. Start-up é uma das pioneiras neste tipo de buscas.

IDG News Service/EUA

01/07/2008 às 18h39

Foto:

A Microsoft confirmou nesta terça-feira (01/07) a compra da Powerset, empresa start-up especializada em buscas semânticas. Nenhuma das companhias informou os valores do acordo, mas o estimado é que a aquisição tenha sido fechada por 100 milhões de dólares.

Em comunicado publicado no blog da companhia, o vice-presidente sênior da Microsoft, Satya Nadella, disse que os 63 funcionários da Powerset serão passam a trabalhar junto com o time de sistemas de buscas da empresa.

A empresa comprada é uma das pioneiras na área de buscas semânticas. Este tipo de pesquisa procura extrair o significado dos termos buscados, e não somente procurar termos semelhantes em páginas, baseando a busca em palavras-chave ou pesquisas feitas anteriormente.

Segundo Nadella, eventualmente os usuários dos sistemas de buscas encontram as informações que precisam, mas antes precisam fazer diversas pesquisas e clicar em vários links. Hoje, de acordo com o executivo, cerca de um terço das pesquisas não são respondidas na primeira busca.

Atualmente, a Powerset está testando uma tecnologia que pretende entender o significado das páginas na Internet, usando, em parte, sistemas licenciados da PARC, subsidiária da Xerox. A tecnologia cria uma representação semântica das páginas analisando a gramática de cada frase e extraindo seu significado.

Com a aquisição, a Microsoft tenta avançar no mercado de buscas e acabar com a hegemonia do Google no setor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail