Home > Notícias

Microsoft afirma que beta público do IE9 deve chegar em outubro

Navegador promete maior velocidade e máxima compatibilidade com os novos padrões da internet, incluindo aí aplicações em HTML5.

PC World/US

05/08/2010 às 4h26

Foto:

O sucesso do Internet Explorer 8 – que tem, nos últimos meses, ganho participação nos Estados Unidos e é usado por 42% dos usuários – permitiu à Microsoft manter sua hegemonia no mercado de navegadores e fez com que o desenvolvimento do IE9 passasse, de certa forma, desapercebido. Na última quinta-feira (5/08), no entanto, a empresa soltou a quarta versão do software para desenvolvedores e avisou: o beta público está à caminho, com boas chances de chegar já em outubro deste ano.

O IE9 está em alta entre os desenvolvedores. As prévias do programa tiveram mais de 2,5 milhões de downloads e o site que simula as futuras funcionalidades já foi visualizado 20 milhões de vezes.

A prioridade da equipe responsável pelo navegador é torná-lo o mais veloz possível. Outra preocupação é a compatibilidade com os padrões da internet. Quando o IE8 foi lançado, alcançou uma pontuação desmoralizante no Acid3 (serviço que mede o quão preparado o navegador está para os diversos recursos presentes na rede): 20/100. Agora com o IE9, a Microsoft conseguiu elevar seu desempenho de 40 pontos, na primeira versão para desenvolvedores, para 95 – performance quase cinco vezes melhor que seu antecessor.

Em texto publicado no blog oficial do software, a equipe explica que estão “comprometidos em estruturá-lo corretamente para as aplicações em HTML5, garantindo que o script utilizado seja compatível com o de outros browsers”. Em seguida, destaca a relevância do JavaScript, ao afirmar que o modo como o “motor JavaScript integrado ao navegador é tão importante quanto o motor do próprio software, usado ao lidar com as funcionalidades do HTML5”.

Com o novo motor JavaScript, chamado de Chakra, o Internet Explorer terá a sua versão mais rápida dentre todas as outras já lançadas. De acordo com o Webkit.org SunSpider, que mede o desempenho nessa área, a quarta prévia do IE9 completou o teste em 326 milésimos, ou onze vezes mais veloz que o IE8. A performance foi ainda melhor que o Safari 5 da Apple, que costuma se dar muito bem nessas tarefas.

A Microsoft tem atualizado o IE9 a cada oito semanas e, agora, começou a insinuar que a próxima versão estará disponível ao público em geral. Se isso for confirmado, no começo de outubro os usuários já poderão testar o beta do programa. Se considerarmos, também, o cronograma seguido com o Internet Explorer 8 – intervalo de um ano entre o Beta e a versão estável – o IE9 final estará disponível poucos meses antes do lançamento do Windows 8 (também especulado para 2011).

No blog Exploring IE (explorando o IE), James Pratt, da equipe de desenvolvimento, avisa: “A partir de hoje, e até o beta, nós pedimos aos desenvolvedores que testem seus sites com o PP4, para que tenham certeza que eles funcionem com a versão pública que chegará. Comecem a estruturá-los para aproveitar as vantagens de um programa que tem sua arquitetura voltada para usufruir  o poder do hardware a partir do Windows”.

O Internet Explorer 8 precisou de 18 meses para alcançar a liderança no mercado de browsers. Com as melhorias empenhadas em seu sucessor, será interessante verificar quanto tempo demorará para o IE9 superá-lo, chegando à primeira colocação.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail