Home > Notícias

Microsoft afirma que Outlook.com não terá autenticação dupla

A gigante tenta desenvolver um método mais eficiente, simples e melhor que o oferecido pelo rival, GMail

Da Redação

13/08/2012 às 16h37

Foto:

A Microsoft afirmou estar trabalhando para oferecer maior segurança aos usuários do seu novo serviço de e-mail, o Oulook.com. Uma solução seria a implementação de dois fatores de autenticação, mas essa possibilidade foi descartada quando a empresa afirmou querer uma solução "forte o bastante e que não seja inconveniente aos usuários". 

Diferentemente do GMail, que necessita de senha e de um código enviado por celular para acesso, caso a máquina utilizada não seja um dispositivo reconhecido pelo site, o Outlook.com dispõe de dois recursos distintos para seus usuários: solicitação de senhas mais elaboradas e códigos de utilização única (chamados de single use-codes, em inglês).

Códigos de utilização única são palavras-chave enviadas a um dispositivo móvel, previamente cadastrado na sua conta, via SMS e que podem ser utilizadas uma única vez pelo usuário. Esse método pode usado, sem que seja necessária a digitação de senhas para acessar o serviço.

Um representante da Microsoft disse que eles até estavam pensando em aderir ao método de dupla-autenticação, mas decidiram implantar esse procedimento alternativo de segurança após descobrirem que apenas um número restrito de usuários do serviço de e-mail do Google utilizava os dois fatores de autenticação para acessar suas contas.

O objetivo da gigante, no momento, é encontrar um equilíbrio entre "uma solução forte o bastante e que todos possam utilizar", versus o "1% de usuários que descobrem como navegar por um monte de configurações adicionais".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail