Home > Notícias

Microsoft anuncia nova versão do Windows Phone 7, mas não fala de aparelhos

Sistema para smartphones ganha multitarefa, reconhecimento de voz e um navegador aprimorado, e chega a 35 países "até o final do ano". Mas a Microsoft ainda não fala sobre aparelhos no Brasil.

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

24/05/2011 às 12h39

Foto:

A Microsoft apresentou nesta terça-feira, em um evento em São Paulo que contou com a presença de seu COO, Kevin Turner, uma nova versão do sistema operacional Windows Phone 7. Temporariamente conhecido pelo codinome "mango" o sistema (que ainda não tem número de versão, embora seja informalmente conhecido como "Windows Phone 7.1") estará disponível aos consumidores até o final deste ano em 35 países, inclusive o Brasil.

Leia também
» Primeiras impressões: Windows Phone 7

Novos recursos

Entre as principais novidades do Windows Phone 7 "mango" estão o suporte real a multitarefa, ou seja, a execução simultânea de múltiplos aplicativos, e uma nova versão do navegador Internet Explorer. Baseado no Internet Explorer 9 para PCs com Windows, o navegador traz suporte a recursos como a aceleração por hardware, que usa a GPU para otimizar a reprodução de vídeo e animações e a reprodução das páginas, e ao padrão HTML5.

Também há melhorias no suporte a redes sociais, como o Twitter, LinkedIn e Facebook, e no sistema de e-mails. É possível vincular as caixas de entrada e pastas de diferentes contas de e-mail para que sejam vistas de forma integrada, facilitando a organização. Também é possível "proteger" mensagens, evitando, por exemplo, que elas sejam reenviadas a outras pessoas.

Um recurso bastante interessante é a síntese de voz, usada para ler em voz alta e-mails e mensagens de texto. Combinado ao reconhecimento de voz, que transforma o que o usuário diz em texto, este recurso permite o uso do smartphone "sem as mãos". Entretanto, o reconhecimento de voz, no momento, só está disponível no idioma inglês, e executivos da Microsoft não souberam informar se ele estará adaptado ao nosso idioma quando os primeiros aparelhos chegarem ao Brasil.

A Microsoft afirma que pretende atualizar todos os aparelhos com Windows Phone 7 já no mercado para a versão "mango", o que é uma boa notícia para os consumidores que já apostaram na plataforma. A incerteza nas atualizações, e a demora em seu lançamento quando disponíveis, são algumas das principais críticas a sistemas operacionais concorrentes como o Android, da Google.

E os aparelhos no Brasil?

Apesar de apresentar aqui uma nova versão do sistema operacional a Microsoft não comentou sobre a chegada dos primeiros aparelhos com Windows Phone 7 ao Brasil, se limitando a dar uma vaga data de "fim do ano", no período entre setembro e dezembro, sem mais detalhes. Preços, modelos e operadoras que comercializarão os aparelhos ainda são uma incógnita.

Uma certeza é de que o Zune, serviço de músicas associado ao Windows Phone 7 e que permite aos assinantes o download ilimitado de músicas mediante uma assinatura mensal, não estará disponível no Brasil no primeiro momento.

Já quanto à loja de aplicativos, o Windows Live Marketplace, uma boa notícia: Celso Winik, Gerente de Mobilidade da Microsoft Brasil, afirma que jogos (e a integração com a rede XBox Live) estarão disponíveis aos consumidores brasileiros, em contraste com o que acontece com a App Store nacional da Apple, onde não há jogos. Brasileiros que desejam comprar jogos para seus iPhones, iPods e iPads são forçados a criar contas em lojas internacionais, como a loja Argentina, e pagar as comprar com um cartão de crédito internacional.

Centro de Excelência

A Microsoft também anunciou a criação em Campinas do primeiro Centro de Excelência para Windows Phone em todo o mundo. O órgão, fruto de uma parceria com o instituto Eldorado, oferecerá aos desenvolvedores suporte e treinamento na criação de aplicativos para a plataforma, com o apoio de profissionais dos EUA e do Brasil. Os 17 Microsoft Innovation Centers já existentes no Brasil também atuarão no repasse do conhecimento aos desenvolvedores em suas regiões.

A escolha do Brasil para a instalação do Centro de Excelência é reflexo das condições de nosso mercado, em franca expansão e um dos "mais interessantes" aos olhos da Microsoft segundo Kevin Turner, COO da Empresa. Segundo analistas, em 2015 o Brasil será o quinto maior mercado mundial para telefones celulares.

Desenvolvedores brasileiros interessados em criar aplicativos para o Windows Phone 7 já podem entrar em contato com o Centro de Excelência, através do site www.microsoft.com.br/winphone7/desenvolvedores. Um kit de desenvolvimento para o Windows Phone 7 "mango" já está disponível para download, permitindo aos programadores tirar proveito dos recursos da nova plataforma em seus aplicativos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail