Home > Notícias

Microsoft: Celular Pink e Tablet PC parecem cada vez mais próximos

Novos e recentes detalhes circulam na internet a respeito de um celular multimídia e de um tablet PC que a Microsoft deve lançar.

Ian Paul, da PC World/EUA

21/09/2009 às 14h48

Foto:

Vez por outra volta a circular na web informações a respeito de dois equipamentos que a Microsoft estaria preparando para lançar em breve. As informações mais recentes sobre um telefone celular multimídia e um tablet PC citam, como sempre, fontes anônimas e movimentações de mercado.

Project Pink
As primeiras informações a respeito do Projeto Pink surgiram em abril, a partir de uma reportagem feita pelo respeitado diário econômico norte-americano The Wall Street Journal. Segundo o jornal, a Microsoft estaria desenvolvendo um celular com tela sensível ao toque para concorrer com o iPhone e que deveria ser lançado, em 2010, em parceria com a operadora Verizon, nos Estados Unidos, juntamente com o anúncio de uma loja de aplicativos móveis, nos moldes da App Store.

O que se especula agora é que o Projeto Pink pode não ser um celular, mas dois – apelidados Turtle e Pure, segundo o site Engadget. Uma das teorias corrente indica que o Pink seria apenas o projeto básico de um celular que seria produzido por outros fabricantes os quais poderiam turbinar seu design e até mesmo tirar a marca da Microsoft do dispositivo.

zune_pink.jpg

Celular conceito, imaginado pelo Zunescene.com,
para o projeto Pink

Há quem diga que os celulares da Microsoft poderiam ser modelos slider, com teclado deslizante, inspirado no Sidekick, da T-Mobile. Isso porque, com a aquisição no ano passado da fabricante do dispositivo (Danger) pela Microsoft, o time que trabalhou no desenvolvimento do equipamento veio para a empresa criada por Bill Gates para trabalhar no desenvolvimento do Pink, que teria como sistema operacional o Windows Mobile 7.

A questão que fica é se um aparelho com teclado slider seria páreo suficiente para competir com a tela touch do iPhone e grande responsável pelo sucesso do dispositivo da Apple. Segundo a ZDNet, o Pink será um dispositivo que terá acesso à loja online do Zune para a compra de músicas e vídeos de forma muito parecida com o que usuários do iPhone fazem no iTunes Store (menos no Brasil, é claro). Mas nada se sabe, pelo menos por enquanto, se o Pink seria capaz de competir com o enorme catálogo do iPhone na diversidade e volume de aplicativos e jogos.

Outra dúvida é a respeito da fabricação do Zune daqui pra frente. Será que a Microsoft continuará a produzi-lo nos próximos anos, dado que o projeto Zune se transformou em um conjunto de serviços que outros fabricantes podem instalar em dispositivos que não o Zune propriamente dito? Tendo em vista o foco da Microsoft em negócios relacionados a software, este é o tipo de mudança que acaba fazendo sentido.

Tablet PC
tabletpc-generic_original.jpgTablet PCs são o tipo de computador portátil de nunca caiu no gosto dos usuários. Entretanto, agora, a Microsoft pode vir com uma abordagem diferente e apresentar um tablet que seja baseado no projeto Surface. O Surface é formado por uma enorme tela sensível ao toque que pode tanto ser usada com um dispositivo vertical (uma parede), uma mesa ou até mesmo em formato esférico.

Com os rumores de que a concorrente Apple também prepara um tablet, a Microsoft seria, portanto, a única empresa a ter um dispositivo para fazer frente ao lançamento da empresa de Steve Jobs. O que se imagina é que a Microsoft estaria apenas aguardando o lançamento da Apple para então apresentar seu próprio equipamento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail