Home > Notícias

Microsoft começa a desabilitar versões piratas do Windows Vista

Como forma de lançar o SP1, companhia cumpre prometido e lança atualização que desabilita cracks Grace Time e OEM BIOS.

Por ComputerWorld/EUA

28/02/2008 às 12h03

Foto:

Como prometido, a Microsoft começou, nesta quarta-feira (27/02), a enviar a usuários do Windows Vista uma atualização que identifica versões piratas do sistema operacional instaladas com cracks que a companhia desabilitará quando o Service Pack 1 for oferecido em duas semanas.

Na última quinta-feira (21/02), a Microsoft anunciou a atualização, que detecta dois tipos comuns de crack usados para ativar cópias piratas do Vista e que chegaria ao Windows Update dentro de uma semana.

Usuários que deixaram a configuração de atualização no automático receberão o programa sem interferência. Outros, afirmou a Microsoft, precisam habilitar o Automatic Update dentro do Vista ou clicar sobre o ícone da função dentro do Menu Iniciar.

Um documento publicado no site de suporte da companhia confirmou os detalhes. Entre outras coisas, o arquivo prometeu que a atualização de 3 MB "não afeta a funcionalidade do seu sistema operacional".

Isto vai de encontro ao que Alex Kochis, diretor sênior de produtos do programa Windows Genuine Advantage, da Microsoft, afirmou na semana passada quando anunciou a atualização.

Caso o programa encontre um dos cracks, uma janela alerta o usuário sem, no entanto, desabilitar o programa.

O primeiro, chamado de "Grace Timer", expande o período de ativação do Windows, enquanto outro, o "OEM BIOS", imita a ativação do sistema. Usuários cujos PCs não possuam os cracks não versão o pop-up.

Uma vez instalada, a atualização não pode ser removida.

O programa é uma das mais recentes ações da Microsoft tomadas antes do lançamento do SP1 na próxima semana. O pacote de serviço desabilitará tanto o Grace Time como o OEM BIOS, estratégia que fará com que sistemas piratas reproduzam mensagens informando usuários sobre suas cópias não autorizadas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail