Home > Notícias

Microsoft: concorrência do Google Chrome ajuda mercado a crescer

Microsoft afirma que chegada do browser do Google não é ruim e que mantém foco em navegação fácil com IE8, para manter liderança.

Daniela Braun, editora-executiva do IDG Now!

02/09/2008 às 15h50

Foto:

Do alto de seus 72,15% de participação - que já foi mais alta - no mercado mundial de browsers, em agosto, segundo aNetApllications, a Microsoft não aparenta se incomodar com a chegada do grande rival Google, o Chrome, ao mercado de browsers.

O novo navegador de código aberto do Google, lançado nesta terça-feira (02/09) é visto como mais um concorrente pela gigante de software, que aposta no Internet Explorer 8 para continuar dominando o mercado.

Mais sobre o browser do Google:
> Download do Google Chrome
> Análise: Google desafia Microsoft
> Screenshots do Google Chrome
> Google confirma lançamento do Chrome
> Quadrinhos revelam browser do Google
> Conheça os recursos do Google Chrome

"É mais um competidor e não vemos a competição como uma coisa ruim", afirma Pryscilla Alves, gerente geral de Windows Consumer da Microsoft Brasil.

Melhorar a experiência de navegação do usuário, tornando-a mais rápida, mais segura e com menos bugs, é o objetivo da Microsoft com o IE 8, assim como de seus maiores concorrentes: o Firefox, da Fundação Mozilla, e do novato Chrome.
++++
"Estamos pensado em como tornar a navegação melhor para o usuário final. Sabemos que navegar na internet é a coisa mais desejada por alguém que compra um PC. A idéia é que a gente consiga atender o consumidor", ressalta a executiva da Microsoft Brasil.

Dos 160 milhões de consumidores de PCs avaliados pela NetApllications em agosto, 72,15% acessaram a internet pelo IE, o que revela uma queda de participação em relação aos 78,36% há um ano. Enquanto isso, o Firefox, da Fundação Mozilla, ganhou clientes e participação de 14,97% para 19,73% no mesmo período. A participação do Safari, da Apple, passou de 5,09% para 6,37%.

Permitir que o usuário traduza uma página web ou acesse um mapa de um endereço na web com um clique estão entre os exemplos de melhoria de navegação que a Microsoft deseja apresentar com o IE 8.

O browser chegou recentemente o IE beta 2 e não tem data certa de chegada ao mercado - certamente antes do novo sistema operacional Windows 7, que está programado para o final de 2009.

O isolamento de bugs em abas, que evita que todo o browser seja afetado por um bug em uma página, é outra inovação prometida pelo IE8, assim como pelo Chrome.

A chegada do novo concorrente não mudou os planos da Microsoft. "Estamos trabalhando no mesmo cronograma e o IE8 Beta 2 entra em português no meio deste mês", informa Alves. "Ter um competidor ajuda todo mundo a crescer como indústria, gerando aplicações mais ricas. E, no final do dia o que interessa é a experiência que o usuário vai ter na ponta."

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail