Home > Notícias

Microsoft confirma: IE8 traz keylogger para URLs similar ao Chrome

"Suggested Sites" coleta dados dos usuários que digitam endereços na barra do browser, algo que forçou Google a mudar Chrome.

ComputerWorld/EUA

11/09/2008 às 9h56

Foto:

O Internet Explorer 8, da Microsoft, tem uma ferramenta de sugestão de busca similar à integrada pelo Google no Chrome, modificada nesta semana após duras críticas dos consumidores.

Ao contrário do Chrome, o IE8 beta 2 não tem a ferramenta, comparada a um keylogger por muitos, como padrão.

Segundo os termos revisados de privacidade do IE8, o beta do navegador contém uma nova função, chamada "Suggested Sites", que envia os endereços dos sites visitados e outras informações para os servidores da companhia.

Baseado no tipo de sites que o usuário costuma visitar no navegador, a ferramenta, assim como a similar do Chrome, sugere páginas que possam interessantes baseado nos primeiros caracteres que usuário digita na barra de endereços.

Na segunda-feira (08/09), o Google reagiu às críticas a respeito desta função ao afirmar que guardaria os dados recebidos de forma anônima e por 24 horas.

A Microsoft, por sua vez, não detalha quanto tempo a ferramenta do IE8 mantém os dados e se a companhia guarda as informações de maneira anônima.

A companhia, no entanto, detalha alguns dos dados que coleta. "Quando o Suggested Sites está ligado, os endereços dos sites que você visita são enviados à Microsoft junto a informações padrão sobre seu PC, como IP, tipo de navegador e configurações regionais", afirma o documento.

Outros dados que a ferramenta coleta incluem o tempo de visita dos sites, qual o endereço levou usuário a seu destino final e quanto tempo o usuário ficou ali.

"Esta informação, junto com o endereço e o histórico, será usado para personalizar sua experiência, assim como melhorar a qualidade de nossos produtos e serviços", afirma o texto.

"Microsoft não usará qualquer informação coletada para identificar, entrar em contato ou entregar publicidade para você".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail