Home > Notícias

Microsoft cria plataforma para construção de gadgets em casa

Gadgeteer permite que hackers desenvolvam plataformas para protótipos de dispositivos eletrônicos caseiros

IDG News Service

05/08/2011 às 14h47

Foto:

Hackers de hardware, que curtem construir seus próprios gadgets, devem dar uma olhada em uma novidade da Microsoft, que promete economizar tempo na hora de fazer protótipos de novos dispositivos: uma plataforma de desenvolvimento de software para gadgets feitos em casa, chamada .Net Gadgeteer.

“O .Net Gadgeteer utiliza o .Net Micro Framework para tornar a escrita de códigos para seu dispositivo tão fácil quanto fazê-lo para desktop, Web ou Windows Phone” explicou a empresa de Redmond no novo site que lançou para o software. A Microsoft prevê que o público inicial da plataforma sejam educadores, inventores e pessoas que desenvolvem por hobby. Os designers de hardware também poderão utilizar a ferramenta também para construir protótipos rapidamente.

O software foi desenvolvido pelo Grupo de Sensores e Dispositivos da Microsoft Research, divisão de pesquisas da empresa. Até agora, os pesquisadores já construíram diversos componentes a partir da plataforma, como uma câmera e um flipbook digital.

O Gadgeteer é uma plataforma para escrever softwares que controlam dispositivos simples feitos em casa, feito a partir de componentes compatíveis com ela. Começando com uma placa-mãe com processador integrado, os desenvolvedores podem montar um aparelho ao adicionar sensores, telas, câmeras, luzes, botões, controles de motor, entre outros componentes. As peças do Gadgeteer terão o mesmo tipo de conector, eliminando a necessidade de soldas.

Os usuários podem escrever seus códigos no Visual Studio, utilizando C# e o software de plug-in da Gadgeteer. Através do recurso Itellisense do Visual Studio, o software de código adiciona um conjunto de prompts que podem ajudar aos desenvolvedores a completarem seus códigos. O programa de controle resultante pode ser baixado para o dispositivo a partir de uma conexão USB para a placa-mãe.

A GHI Eletronics oferece um kit básico de componentes eletrônicos que é compatível com a Gadgeteer, que custa 250 dólares. A Microsoft espera que outros fabricantes de eletrônicos comecem a vender outras peças compatíveis com a plataforma.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail