Home > Notícias

Microsoft desiste de ofertar Windows 7 sem navegador na Europa

Versão europeia terá tela para escolha de navegador, como versões do sistema operacional distribuídas no resto do mundo, evitando confusões.

IDG News Service

03/08/2009 às 8h27

Foto:

A desenvolvedora norte-americana de softwares Microsoft está cancelando seus planos em oferecer versões do sistema operacional Windows 7 sem o navegador Internet Explorer (IE) na Europa.

A decisão, anunciada na sexta-feira (31/7), foi em resposta a exigências da Comissão Europeia e opinião de fabricantes, segundo um post de Dave Heiner, representante do conselho geral da Microsoft.

Mesmo assim, a Microsoft ainda continua querendo oferecer uma tela especial, que permitirá aos usuários do Windows 7 escolherem entre instalar o Internet Explorer ou um navegador rival.

Ambos os planos são respostas a acusações antitruste levantadas pelo órgão regulador da Europa. A Comissão alega que a empresa está ferindo a competição ao incluir seu próprio navegador no Windows, sistema operacional que domina o mercado de computadores.

A investigação foi sugerida em 2007 pela fabricante do browser Opera. Mais tarde, a Mozilla e o Google, criadores dos nos navegadores Firefox e Chrome, se juntaram ao processo.

A Microsoft recebeu um retorno positivo da Europa sobre a tela para a escolha entre navegadores rivais, mas disse que só abandonaria os planos do Windows 7 sem o IE quando a Comissão Europeia tomasse uma decisão definitiva.

A companhia, contudo, aprece ter mudado de ideia, preocupada com a opinião dos fabricantes e parceiros de negócios. “Eles nos alertaram que oferecer o sistema sem o navegador para apenas depois incluir o programa poderia confundir os consumidores sobre qual versão do Windows comprar para seus PCs”, escreveu Heiner.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail