Home > Notícias

Microsoft disponibiliza licença de seu formato de arquivo exFAT

Tecnologia Extended File Allocation Table (exFAT), de memória flash, já está disponível para licenciamento para os grandes fabricantes de eletrônicos

Mary Jo Foley, ZDNet

10/12/2009 às 17h35

Foto:

A Microsoft anunciou, novamente, que o formato de arquivo exFAT está disponível para licenciamento. Esta é uma versão melhorada do sistema de arquivos FAT (também da Microsoft), que utiliza menos elevação que o sistema de arquivos Windows NTFS.

Ele estende o tamanho máximo do arquivo de 4GB, no sistema FAT32, para ilimitado virtualmente. O exFAT faz parte do Windows CE. A Microsoft afirma que a Sony, Canon e Sanyo já assinaram acordos IP de licenciamento para o exFAT.

E a SanDisk, como membro da SD Card Association e do padrão Memory Stick, também endossou a adoção do sistema de arquivos exFAT para uso em novas mídias de armazenagem.

A Microsoft planeja manter a licença do antigo formato FAT em conjunto com o exFAT. Existe uma taxa de 300 mil dólares para licenciar o exFAT em algumas categorias de dispositivos para o consumidor final, incluindo câmeras digitais, camcorders e porta-retratos digitais.

Além de um preço base por volume, para aqueles que forem licenciar o formato para celulares, PCs e redes. O licenciamento do formato exFAT já está disponível há algum tempo, e este novo anúncio hoje serviu apenas para reforçar o programa, conforme afirmou um porta-voz da empresa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail